quinta-feira, março 30, 2006

Queiroz Telles: Um pouco de história


A E. E. Dr. Antonio de Queiroz Telles foi fundada em 24 de fevereiro de 1928 e naquela época fazia parte de um grupo de sete unidades denominadas Escolas Reunidas da Água Rasa, que funcionava em um prédio situado na Rua Teresa nº 08, no mesmo bairro. Ela foi transferida para o prédio atual somente em 1939. Segundo os moradores mais antigos, no dia da mudança para as novas instalações, os alunos e as professoras foram caminhando alegremente de um prédio ao outro para participar das festividades de inauguração. Foi, sem dúvida, uma data histórica, dessas para ficar na lembrança!

Atualmente, a escola está instalada na Rua Itaqueri nº 372, Alto da Mooca. Dedicada ao Ensino Fundamental - Ciclo I, conta com 19 salas regulares de 1ª a 4ª série, uma Classe Especial para portadores de necessidades educacionais especiais e uma Classe Hospitalar que funciona no Hospital Infantil Cândido Fontoura, localizado imediatamente ao lado.

A escola dispõe de duas quadras poliesportivas, pátio coberto, refeitório, cantina, horta, laboratórios de ciências e informática, brinquedoteca, sala de arte, sala de leitura e de pesquisa, anfiteatro para 200 pessoas com palco e camarins, sala de vídeo equipada com aparelhos de VCR e DVD. Todas as salas possuem som ambiente e intercomunicadores.

Não podemos esquecer de mencionar, também, o nosso dedicado corpo docente, sempre pronto para inovar e garantir uma educação de qualidade, bem como a nossa querida comunidade de pais e amigos da escola, sempre dispostos a participar de todas as atividades, colaborando para fazer da nossa escola uma das mais conceituadas da região.


Comentários

Gente, podem enviar suas críticas e sugestões. Queremos saber o que estão achando do nosso blog. Para enviar um comentário, basta clicar no link "comments", logo abaixo de cada post, e escrever à vontade. Não é obrigatório se identificar, mas seria bem mais legal se todos pudessem preencher o nome e, se possível, e-mail ou endereço do blog ou site pessoal.

Abraços a todos!

quarta-feira, março 29, 2006

Parceria: Escola/Hospital e Universidade São Camilo

A Escola e a Universidade São Camilo fizeram uma parceria de trabalho em prol de uma educação de qualidade e para o exercício da cidadania. Uma vez por semana durante 20 minutos os alunos recebem orientações e informações com as Fisioterapeutas da São Camilo. A aula é muito proveitosa, e as crianças podem aprender sobre postura, doenças respiratórias, benefícios da atividade física e muitos outros temas.


Na foto acima, os alunos da 2ª B, participam da aula de postura e conhecimento dos órgãos do corpo humano. A aula aconteceu no dia 27/03 e eles já estão ansiosos a espera da próxima.

Vídeo da "Hora do Conto"

Pra quem quiser conferir a "performance" da professora Angela, da Classe Hospitalar, preparamos um vídeo com um trecho da apresentação que encantou a todos. Para assistir, tem que fazer o download através dos links abaixo. Para o arquivo em formato .zip, basta descompactar após o download e clicar nele para iniciar a exbição. No momento ainda está um pouquinho complicado pela falta de um servidor para hospedagem dos vídeos, mas estamos tentando resolver esse problema. Aliás, se alguém puder dar uma dica ou ajudar na hospedagem dos arquivos, agradecemos imensamente! Também pedimos a todos que tiverem qualquer dificuldade na visualização, que deixem um post para que possamos identificar e solucionar os problemas na medida do possível. Abs!

Para assistir ao vídeo (4.9Mb), escolha um dos links abaixo.
Se o primeiro não funcionar, tente o próximo.
  1. Exibir no Windows Media Player (online streaming) - clique AQUI
  2. Exibir no Windows Media Player (online streaming) - clique AQUI
  3. Fazer download do arquivo para o disco rígido (zip) - clique AQUI

terça-feira, março 28, 2006

A hora do conto tem espaço nobre nas aulas

Realizar um projeto para crianças exige viver uma experiência incomum: penetrar em suas almas, no seu universo povoado de sentidos, de seres mágicos, de risos, de travessuras, de imagens e curiosidades. Colocar em primeiro plano a perspectiva do “SER” criança permite aos gestores da educação e aos professores aumentar as possibilidades de interação com os alunos, de modo a criar um terreno propício para a introdução de atividades que estimulam a aprendizagem e tornam mais interessante a aquisição de novos conhecimentos, além de ajudar no desenvolvimento de sentimentos positivos de auto-estima e auto-confiança.

Foi com esta perspectiva que a E.E. Dr. Antonio de Queiroz Telles realizou, no dia 24/03, a abertura de seus projetos para o ano letivo de 2006.

No últimos anos, a escola vem desenvolvendo o Projeto “Cidadão Leitor”, que busca desenvolver em seus alunos o gosto pela leitura. Para tanto, a Direção, Coordenação e Corpo Docente resolveram proporcionar aos alunos um dia diferente, repleto de magia e com a participação de vários personagens das histórias infantis, cujo objetivo era mostrar e explorar os diversos espaços da escola.

A idéia de iniciar o bimestre contando histórias foi elaborada durante o planejamento escolar, sendo para isso escolhido o livro “Atrás da Porta”, da autora Ruth Rocha. As turmas da 4. série foram escolhidas para colaborar no desenvolvimento do projeto e participar da apresentação aos demais alunos.

Seguindo um roteiro baseado na história do livro, a escola foi dividida em 7 estações por onde os alunos deveriam passar à procura do “Tesouro do Saber”, que nada mais era do que a chave da sala de leitura, que supostamente estava desaparecida. Durante a busca pelo tesouro, os alunos visitaram cada uma dessas estações, onde eram recebidos por um determinado personagem com muitas histórias para contar.

Acompanhe agora tudo o que aconteceu neste dia cheio de magia através das fotos a seguir.

Em busca do "Tesouro do Saber"...

A vovó Carlotinha aguarda os alunos na sala de leitura.

Os alunos da 1a. série iniciam sua busca pela chave do tesouro no laboratório, onde recebem explicações sobre o funcionamento do corpo humano ministradas pelo aluno Yuri, da 4a. série.


Yuri deu uma aula digna de um verdadeiro mestre, ensinando as crianças a escovar os dentes e cuidar da higiene bucal, mostrou a função da ampulheta, as partes do corpo humano e muitas outras coisas. Enfim, a aula foi dezzzz!!!


A aluna Natália, da 4ª série, interpretou a jardineira da história e explicou tudo que acontecerá no espaço onde encontra-se a horta da escola, mostrou que cada sala tem o seu canteiro demarcado e que já é tempo de plantar.


A professora não podia diexar de participar deste evento, afinal estamos numa escola, e na sala de informática a estudante Hellen da 4ªB estava ali à espera de seus aluninhos. As crianças adoraram conhecer a sala de informática.


A Emília, boneca de pano, esperta e muito alegre não podia faltar! Ela estava no seu cantinho predileto, a brinquedoteca, e informou a criançada que a chave do tesouro encantado estava com a BRUXA!!!


Olha só quem foi a bruxa no período da manhã, a professora Elaine. Pela cara de assustado do aluno Renan, ela era muito malvada!!!


Colocar criancinha no caldeirão não pode, dona bruxa!!!


Ah, mas a fada chegou, professora Sandra da 3ª série, e paralisou a bruxa.


Que alegria, agora todos vão ao encontro do tesouro do saber.




Olha quem estava a espera das crianças na sala de leitura, a vovó Carlotinha, professora Angela da Classe Hospitalar, que encantou a todos com sua história!!!






No período da tarde, a fadinha da história, Coordenadora Roselaine, encantou os aluninhos das primeiras séries. Nesta foto eles estão saindo da estação ciência e encaminhando-se ao encontro do jardineiro. Ao fundo, a simpática professora de Arte, Maria Rosa, que muito ajudou nos ensaios da turma.



O cientista do período da tarde, aluno Murilo Matheus da 4ªC, muito ensinou aos alunos. Na foto acima, ele explica como utilizar as unidades de massa.


Os alunos, Fernanda e Caio, da 4ª série C, que interpretaram os poetas da história, não sabiam da chave do tesouro do saber mas recitaram muitas poesias!


A fadinha, na foto ao acima, combina com as crianças uma forma de paralisar a bruxa para pegar a chave do tesouro do saber.


Olha a bruxa, Diretora Elisete, com a chave do tesouro do saber, poucos segundos antes de ser paralisada pela fada.



Olha aí a Diretora Elisete e a Coordenadora Roselaine vestidas a caráter. Afinal, elas não poderiam deixar de participar dessa encenação mágica.

A Diretora interpretou o papel da bruxa malvada (só de brincadeira, hehehe...), enquanto a Coordenadora foi a nossa fada, toda lindinha e angelical. Foi muito legal!!!