segunda-feira, dezembro 18, 2006

Formatura PROERD 2006


O que é o PROERD?

É o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, ministrado nas escolas pela equipe de instrutores da Polícia Militar Metropolitana.

Este programa não apenas orienta as crianças sobre o perigo das drogas e suas conseqüências, mas também fortalece a auto-estima e ajuda na formação do caráter.

Para os pais, o programa é considerado de extrema importância , pois ele apresenta argumentos para que a crianças possam defender-se diante das ameaças do meio, deixando-as mais atentas sobre o que são drogas e seus efeitos maléficos para as pessoas.

Para os professores e orientadores, as vantagens do programa recaem primordialmente sobre o comportamento manifestado pelas crianças, sendo possível notar que se abrem mais e tornam-se mais participativas. Parece despertar nas crianças um interesse e entusiasmo na defesa do não uso de drogas, passando inclusive a noção de cidadania de forma coerente e responsável.

Durante o programa, percebe-se que a reconstrução da imagem da polícia pelo simples fato de estarem próximos (policial/criança). Neste sentido, o policial é visto como alguém que tem conhecimento teórico e, principalmente, prático, pois lida no dia-a-dia com marginais, drogas e violência. O caminho inverso também é percorrido, qual seja, o de demonstrar que o policial não apenas reprime, prende e castiga mas também ajuda, cuida e previne.

A E. E. Dr. Antonio de Queiroz Telles há cinco anos está inserida entre a s escolas que recebem o Programa PROERD para os alunos de 4ª série. No dia 11 de dezembro, realizou uma linda formatura para entrega do certificado de Cidadão Proerd aos seus 154 alunos das turmas de 4ªs séries de 2006.

Parabéns a todos os participantes!!!


Cantata de Natal da Diretoria de Ensino Leste-5

Durante todo o ano, a professora Claudete, que é voluntária da escola, realizou atividades com os alunos abordando preceitos de ética, respeito e solidariedade humana. As suas aulas sempre terminavam com a alegria do canto das crianças. Quem esteve na Leste-5 no dia 13/12 teve a oportunidade de apreciar o resultado e comprovar o talento das crianças.

domingo, dezembro 10, 2006

Super-Neco em busca da Educação

No último dia 07 de dezembro, a Tchesco Produções aparesentou na E.E. Dr. Antonio de Queiroz Telles um dos mais ousados projetos educacionais da história do teatro nacional: o "Projeto Boas Maneiras".

Criado para ser um suporte pedagógico à política de inclusão social de alunos desajustados, através da identificação e desenvolvimento das atividades extracurriculares. Com um texto teatral divertido, cheio de fantasia e humor, os alunos são convidados a refletir sobre a situação dos colegas problemáticos e as causas de sua falta de adequação social.

O espetáculo foi um sucesso entre os alunos e professores, tendo um efeito muito positivo na conscientização e comportamento das crianças.

Quem é Neco?

Um menino desajustado, cheio de conflitos internos, que é desafiado a passar um dia inteiro sem cometer qualquer tipo de malcriação para conseguir, enfim, alcançar seu grande objetivo: ser um super-herói.

A partir deste enredo, ele vive situações hilárias e inusitadas, que o levarão a refletir sobre assuntos "chatos", como a necessidade de ser bem-educado, de respeitar os mais velhos, ter boas maneiras e viver com dignidade. Ao mesmo tempo, as crianças que não apresentam esse tipo de problema são levadas a investigar as causas do desajuste de Neco, identificando quais são os motivos que o levam a ter um comportamento anti-social.

Com o decorrer do espetáculo, percebemos que as crianças desajustadas não são más, apenas não correspondem ao padrão normal de ética, moral e educação da maioria da sociedade. Num terceiro momento, todos são impelidos a se ajudar mutuamente, transformando a vida de toda a comunidade escolar, fazendo com que o pequeno protagonista torne-se verdadeiramente um herói, encarando seus problemas com dignidade e coragem.


Tchesco Produções
contato@tchescoproducoes.com.br
boasmaneiras@gmail.com
(11) 3337-3738 / 6839-9474 / 9336-6451

domingo, dezembro 03, 2006

Projeto Paz e Ação de Graças

No último dia 02 de Dezembro, a E.E. Dr. Antonio de Queiroz Telles realizou o encerramento do Projeto Paz, juntamente com a cerimônia de Ação de Graças.

Durante todo o ano, a professora Claudete, que é voluntária da escola, realizou atividades com os alunos abordando preceitos de ética, respeito e solidariedade humana. Para comemoração de encerramento das atividades, a professora organizou uma cerimônia de Ação de Graças, explicando sua origem e significado. O Evento contou com a participação de alunos, professores, pais e convidados, onde até o clima colaborou, com um lindo dia de sol e céu azul.


Cerimônia de Ação de Graças

Apresentação das classes

1as. Séries C e D

3as. Séries A e B e Classe Especial

2as. Séries A e B

4as. Séries C, D e E

3as. Séries C, D e E

2as. Séries C, D e E

4as. Séries A e B

1as. Séries A e B

A Paz

A Cultura de Paz é a Paz em ação; é o respeito aos direitos humanos no dia-a-dia; é um poder gerado por um triângulo interativo de paz, desenvolvimento e democracia. Enquanto cultura de vida trata-se de tornar diferentes indivíduos capazes de viverem juntos, de criarem um novo sentido de compartilhar, ouvir e zelar uns pelos outros, e de assumir responsabilidade por sua participação numa sociedade democrática que luta contra a pobreza e a exclusão; ao mesmo tempo em que garante igualdade política, eqüidade social e diversidade cultural.


A Escola e a diversidade cultural

A escola de hoje deve procurar organizar no seu Projeto Político Pedagógico, com a intenção de desenvolver o currículo de forma integrada. De tal maneira que os conteúdos, mesmo que ainda organizados em disciplinas, sejam abordados por temas, os quais, por sua vez, mantêm-se articulados com a intenção de que o conhecimento construído pelos educandos venha a ajudá-los na análise, interpretação, compreensão e problematização dos fatos e dos fenômenos da realidade complexa em que vivem.

Os conteúdos específicos referentes a cada disciplina são considerados como formas de se desenvolver, nos alunos, competências e habilidades que são desenvolvidas e consolidadas por processos de ensino-aprendizagem caracterizados pelo diálogo entre temas e conteúdos de uma mesma disciplina, assim como entre as diversas disciplinas entre si.
Atualmente, vivemos numa sociedade que é caracterizada por sua complexidade, e a escola é o local onde os fenômenos sociais e as diversas maneiras e concepções de vida social são trabalhados, analisados e discutidos nas diferentes disciplinas. Desse modo, o educador se vê diante de diferentes desafios, entre os quais, o de encontrar o meio termo entre o desafio à lógica disciplinar e a sistematização dos conteúdos. É necessário o diálogo entre as disciplinas, na construção dessa realidade.

O currículo da escola, deve trabalhar em prol da formação de identidades abertas à esta pluralidade cultural, desafiadoras de preconceitos, numa perspectiva de educação para a cidadania, para a paz, para a ética nas relações interpessoais, para a crítica às desigualdades sociais e culturais.

Acrescemos, ainda, que a escola do século XXI não precisa abrir mão de valores, de iniciativas e métodos que funcionam dentro do ensino tradicional, que possibilitem o crescimento pessoal e intelectual dos aprendizes.

Mas sim vê-los sob um novo olhar pedagógico, agregando valores, experimentando novas ferramentas de ensino, inserindo a tecnologia na sala de aula, não como um fim e sim como um meio de ampliar a informação e possibilitar a melhoria do ensino e a construção do conhecimento dentro da escola.

É por isso que durante todo o ano letivo buscamos através de estudos e muita dedicação desenvolver o currículo dentro das disciplinas do ciclo I de diversas formas, usando diferentes tecnologias e ambientes variados com um único objetivo: promover o ensino e a aprendizagem nos alunos de 1ª a 4ª série e Classe Especial da E.E. Dr. Antonio de Queiroz Telles.

Veja a seguir um pequeno resumo das atividades desenvolvidas no decorrer do ano.


Plantando e colhendo

4a. Série E em atividade no canteiro da horta

Fazendo arte

3a. Série C encenando a peça "Chapeuzinho Vermelho"

Aprendendo a compartilhar

3a. Série D em piquenique coletivo

Exercendo a cidadania

2a. Série B nas eleições 2006

Usando diversas tecnologias

3a. Série D durante aula com utilização de recursos em DVD

4a. Série C usando computadores durante aula de informática

Pesquisando e refletindo

2a. Série C pesquisando na biblioteca

Investindo em cultura

3as. e 4as. Séries do período da tarde

Sempre caminhando em busca do conhecimento

1a. Série C com a professora Rosineide