domingo, março 08, 2009

Uma atividade de Cooperação: cuidando do que é de todos

O CUIDADO COM A TERRA fala do respeito a todas as coisas do planeta sejam estas vivas ou não. É permitir e incentivar que todos os sistemas vivos possam continuar e se multiplicar.

Cuidando dos ecossistemas, das espécies, das águas, dos solos e da atmosfera em todos os momentos de nossa vida, teremos assim um mundo mais saudável por mais tempo. Esse cuidado, esse respeito se reflete em nossas rotina diária caso nossas decisões sejam responsáveis.

Ações responsáveis são atitudes que valorizam a vida, ou seja, o uso de recursos de forma adequada não apelando ao consumismo exagerado e ao desperdício.

Aqui cabe os "famosos" 5 erres, a serem aplicados nessa ordem:

RECUSAR, REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR e RESTAURAR

Recusar materiais e atitudes poluentes, tóxicas ou que degradem o ambiente na sua extração ou no seu descarte. Reduzir o consumo dos recursos, controlando com consiência nossas próprias necessidades e, principalmente, cortando os supérfluos.

Reutilizar materiais e recursos em sua forma original, diminuindo o volume de resíduos que são jogados fora e evitando o gasto de energia para que sejam transformados em outros elementos. Reciclar materiais, agora chamados de "resíduos", para que possam voltar ao início do processo como recursos (um novo ciclo).

Restaurar o ambiente natural sempre que possível (na verdade, o ideal é evitar que o ambiente, natural ou construído, seja degradado em primeiro lugar - o que nos leva ao "recusar").*

O CUIDADO COM AS PESSOAS é importantíssimo pois apesar de a espécie humana não ser a mais populosa do planeta, é a que mais danos causa e em menor tempo. Portanto se, ao cuidarmos das pessoas, conseguirmos que todas recebam o básico para suas vidas, teremos um planeta com mais chances de se tornar sustentável.

Essas necessidades básicas podem ser abrigo, alimento, tratamento de resíduos, educação, trabalho e relações humanas saudáveis.

A PARTILHA DOS EXCEDENTES significa que após tenhamos suprido nossas necessidades e também tenhamos projetado e investido em nossos próprios sistemas da melhor forma possível, podemos partilhar o excedente de tempo, energia, dinheiro, recursos e conhecimentos auxiliando outros a alcançar a sustentabilidade e uma melhor qualidade de vida, sempre tendo em vista o cuidado com a Terra e o cuidado com as pessoas.

Pode-se observar, através da ética da permacultura, que a possibilidade de um mundo melhor, sustentável e justo, é uma questão de trabalhar em COOPERAÇÃO e não competitivamente. Cooperação entre o ser humano e a Terra, entre o homem e outras espécies e, também, cooperação entre as próprias pessoas. Aliás, qualquer pessoa, instituição ou nação que acumule riqueza ao custo do empobrecimento de outras está diminuindo a expectativa de sustentabilidade da sociedade humana.

Dando início ao projeto no ano de 2009 temos a 4a. série E da prof. Fátima fazendo a sua parte.

No dia 06 de março a classe realizou um mutirão de limpeza na horta da escola. O próximo passo é plantar e colher alimentos sem agrotóxicos.




Carnaval 2009 é só alegria








Acolhimento aos Professores e Funcionários

Para iniciar o ano letivo de 2009 a equipe gestora da E. E. Dr. Antonio de Queiroz Telles preparou várias atividades para receber com muito carinho os seus professores e funcionários. Entre elas estava a Dança Circular – dinâmica que por intermédio de movimentos busca desenvolver os sentimentos de união e comunhão entre as pessoas.

As danças circulares, no geral, tem caráter sensibilizador, motivador de emoções, dispondo de um forte aspecto ao conseguir unir em um único momento, importantes sentimentos que fluirão nas pessoas que delas usufruírem.

A equipe rapidamente aprendeu a coreografia e os movimentos da dança. A mensagem que ficou está expressa na letra da música “LUZ” do compositor mineiro Rubinho do Vale.




Música: Luz
Autor: Rubinho do Vale

Eu quero luz
Quero alegria
Quero força pra cantar todo santo dia

Eu quero mais é paz interior
P'ra repartir com quem olhar p'ra mim
Eu quero mesmo é cultivar o amor
Ver um tantão de flor no meio do meu jardim

Quero abraçar nossa mãe natureza
Que é rainha de toda beleza
Olhando a lua, o mar e os vegetais
A gente aprende mais a ter maior firmeza

Quero guiar o meu pensamento
Redescobrir todo o meu sentimento
Ter na memória a verdadeira história
Que o Rei da Glória traz a luz do tempo
Ter na memória a verdadeira história
Que o Rei da Glória é a luz do tempo