domingo, maio 31, 2009

21 de Maio – Dia do Patrono da Escola

Você sabia?
  • 21 de maio é o Dia do Patrono da nossa escola

Biografia do Patrono da E. E. Dr. Antonio de Queiroz Telles

O Dr. Antonio de Queiroz Telles era filho do Dr. Antonio de Queiroz Telles Junior (Conde de Parnaíba) e de Dona Rita M´Boi Tibiriçá Piratininga, nasceu em Itu a 21.05.1858 e faleceu em São Paulo a 25.12.1917.

Estudou engenharia civil e agronomia na Escola Politécnica de Zurich, na Suíça. Retornou ao Brasil, depois de concluir seus estudos. A partir de seu retorno ao nosso país procurou colocar suas idéias renovadoras, tentando implantar o cooperativismo. Para tanto, montou uma fábrica de laticínios, a qual, por falta de cooperação, veio a fracassar.

Depois disso, sem desistir de suas idéias, voltou-se para a educação. Juntamente com a Câmara Municipal e a Sociedade Ituana, conseguiu que se fundasse o 1º Grupo Escolar do Estado de São Paulo, sob o nome de Escolas Reunidas. Com a bagagem de conhecimento trazida da Europa, estudou os melhores processos de educação popular, já empregados com êxito na Alemanha e Suíça. Em 1892, conseguiu através da Câmara Municipal de Itu transformar todas as escolas públicas em dois Liceus. Liceus são escolas destinadas ao ensino profissionalizante.

Trabalhou muito para melhorar as condições escolares e conseguiu, através de uma subscrição popular, uma grande quantia para comprar livros e materiais didáticos que pudessem contribuir para o ensino nas escolas.

Por um decreto de 31 de março de 1932, foi dado seu nome ao Grupo Escolar de Água Rasa em São Paulo, atualmente a nossa querida E. E. Dr. Antonio de Queiroz Telles. Por ter se dedicado às causas do ensino e aprendizagem foi escolhido para ser o patrono da nossa escola. Hoje ela carrega seu nome por ele ter sido um símbolo de dedicação ao processo educacional.


• Para Saber Mais...

A nossa escola foi fundada em 24 de fevereiro de 1928. Ela situava-se em outro endereço, aqui neste bairro mesmo, na Rua Teresa nº 07 e seu nome era “Escolas Reunidas da Água Rasa”. Em 1932 seu endereço transferiu-se para a Rua Itaqueri, 372 com a construção deste prédio e, foi neste ano que o nome do Dr. Antonio de Queiroz Telles foi dado a ela, como homenagem por sua dedicação ao processo educacional, como já foi mencionado no texto acima. Em 24 de fevereiro deste ano ela completou 81 anos.


Programação especial para homenagear as mães

No dia (08/5), foi comemorado o Dia das Mães na escola Queiroz Telles que preparou atrações para celebrar a data e homenagear as mães. Acreditamos que esta é uma oportunidade importante para integração com a comunidade, além de promover atividades de valorização da família, amor e carinho aos pais.

A escola recepcionou as mamães com uma mesa de café, sucos, patês, torradas e bolachinhas e em seguida alunos e professores, coordenação e direção homenagearam as mães com números musicais. Por final as crianças entregaram o presente confeccionados por elas e suas professoras.” Uma linda rosa com um botão de chocolate”.


Show com o Ronald McDonald’s

No dia 06/05 o Ronald Mc Donald’s apresentou aqui na escola o Show: “Quando Cantamos tudo é Alegria”. Foi pura diversão e os alunos das 1ªs e 2ªs séries cantaram, brincaram e aproveitaram bastante.