
O Dia do Patrono da E. E. Dr. Antonio de Queiroz Telles foi comemorado no último sábado, com uma festa que reuniu toda a comunidade escolar. Também tivemos o prazer de contar com a presença de ex-professores e antigos alunos, que além de prestigiar a nossa festividade também aproveitaram para matar a saudade da escola e rever os amigos.
A "dona" Carlinda, nossa querida ex-aluna e atual Agente de Organização Escolar, que já esteve no palco ao lado de grandes nomes da música popular brasileira (depois a gente conta essa história...), demonstrou todo seu talento regendo e cantando o Hino do Queiroz Telles.A Carlinda é praticamente um "patrimônio histórico" da escola e sua família já está há três gerações no Queiroz Telles. Muitos ex-alunos ainda se lembram do hino da escola graças ao esforço dela, que sempre se preocupou em passar aos novos estudantes as tradições da escola. E podemos adiantar, ainda, que um dos grandes temores da Carlinda - que o nosso hino se perca pela falta de registro - será resolvido em breve. Estamos providenciando a gravação dele em CD, com o devido acompanhamento instrumental e interpretado pela própria Carlinda. Assim que a gravação estiver pronta, colocaremos a versão em MP3 a disposição para download aqui no blog, juntamente com a letra cifrada para violão.

Várias pessoas que já passaram pela escola, vieram prestigiar o nosso evento, como as ex-diretoras Norma Orsi e Ana Maria de Castro Alves Pinto; as ex-professoras Elenita (que também estudou aqui, assim como seus filhos), Sandra, Laura e Salma, bem como o ex-professor Lincoln, que atualmente mora em São José dos Campos e viajou até São Paulo especialmente para esta comemoração.E não podemos esquecer de registrar a presença do mais antigo ex-estudante da escola, o Sr. Antonio Custódio, aluno da turma de 1931. Ao lado dele, estiveram também presentes alguns ex-alunos de turmas mais recentes e que fazem parte da comunidade do Queiroz Telles no orkut.
Contamos, ainda, com a presença da Veralice, Assistente Técnico Pedagógica da Escola de Tempo Integral, representando a Diretoria de Ensino Leste 5, que fez um breve discurso parabenizando a escola e a toda nossa equipe pela excelente gestão. Aproveitamos o ensejo para agradecer pelo seu comparecimento e pelas palavras carinhosas, motivo de muito orgulho pelo reconhecimento ao trabalho que está sendo realizado.
E como não poderia deixar de ser, a comunidade de pais e amigos da escola contribuiu mais uma vez para abrilhantar a nossa comemoração, enviando 1800 deliciosos pedaços de bolo que foram distribuídos durante a festa, em homenagem aos 78 anos de existência do Queiroz Telles.
Além de música, a nossa comemoração teve ainda uma apresentação do ballet das alunas da Escola da Família. Estavam todas lindas e muito bem ensaiadas.Também preparamos uma exposição com diversos trabalhos realizados pelos alunos de todas as classes, que puderam ser apreciados pelos papais, mamães e demais visitantes (foto abaixo). Também foram expostos vários depoimentos especialmente enviados pelos nossos ex-alunos da comunidade do orkut, alguns dos quais serão postados brevemente aqui no blog para que todos possam ler.
Para finalizar, queremos agradecer a presença de todos e dizer o quanto nos deixa satisfeitas ver o carinho de toda a comunidade com a nossa querida escola. Esperamos rever a todos no "arraiá" do Queiroz Telles, pois a festa junina já está chegando.
Abraços de toda nossa equipe!
Você sabia?
Quem foi o nosso Patrono
O Dr. Antonio de Queiroz Telles era filho do Dr. Antonio de Queiroz Telles Junior (Conde de Parnaíba) e de Dona Rita M´Boi Tibiriçá Piratininga, nasceu em Itu a 21.05.1858 e faleceu em São Paulo a 25.12.1917.
Estudou engenharia civil e agronomia na Escola Politécnica de Zurich, na Suíça. Retornando ao Brasil, procurou colocar suas idéias renovadores, tentando implantar o cooperativismo. Para tanto, montou uma fábrica de laticínios, a qual, por falta de cooperação, veio a fracassar.
Depois disso, sem desisitir de suas idéias, voltou-se para a educação. Juntamente com a Câmara Municipal e a Sociedade Ituana, conseguiu que se fundasse o 1º Grupo Escolar do Estado de São Paulo, sob o nome de Escolas Reunidas, o qual recebeu mais tarde o nome de Queiroz Telles. Com a bagagem de conhecimento trazida da Europa, estudou os melhores processos de educação popular, já empregados com êxito na Alemanha e Suíça. Em 1892, conseguiu através da Câmara Municipal de Itu transformar todas as escolas públicas em dois Liceus. Em 1894, sob a sua presidência, uma comissão engrossada por professores organizou um regulamento interno, de acordo com a Lei de Instrução Pública, que servisse para as Escolas Masculinas e Femininas.
Trabalhou muito para melhorar as condições escolares e conseguiu, através de uma subscrição popular, uma grande quantia para comprar livros e materiais didáticos e, num sobrado no Largo da Matriz, doado pelo Dr. Jorge Tibiriçá, foram instaladas as Escolas Reunidas. Depois de alguns anos, foi criada a Biblioteca da Escola.
Por um decreto de 31 de março de 1932, foi dado seu nome ao Grupo Escolar de Água Rasa em São Paulo, atualmente a nossa querida E. E. Dr. Antonio de Queiroz Telles.











