domingo, junho 11, 2006

Festança no "arraiá" do Queiroz Telles!!!

Aconteceu no dia 10 de junho uma grande festança no "arraiá" da nossa escola. Compareceram mais de 2 mil pessoas, que prestigiaram as barracas típicas: Pescaria, Nega Maluca, Caixa Surpresa, Boca do Palhaço, Argola e o tradicional Bingo.

A festa regada a muito quentão e vinho quente, oferecendo também todas aquelas iguarias juninas irresistíveis: pipoca, arroz-doce, canjica, churrasco, deliciosos salgados e outras tentações para acabar com o regime de qualquer um!

Toda a equipe de professores e colaboradores do Queiroz Telles estava presente com o maior entusiasmo e animação de quem realmente veste a camisa da escola. E aproveitando o clima festivo de Copa do Mundo, todos vestiram também o verde e amarelo da nossa maravilhosa seleção canarinho. Força Brasil, o hexa é nosso!!!!



As danças também foram um sucesso, com direito a abertura dos jogos da "Copa do Mundo" e tudo. Teve desfile com as bandeiras de cada um dos países que estão competindo (claro que a nossa era a maior de todas...), coreografias especiais com bolas e muito mais. Também não poderia faltar a dança "Country" e a tradicional Quadrilha com o padre, os noivos e muitos caipirinhas.














E quem foi embora mais cedo perdeu a quadrilha de professoras, (ops!) digo, das professoras (desculpe, não resisiti...rs!) no final da festa, que ainda esbanjavam muito gás mesmo depois de trabalhar o dia inteiro. Que disposição, hein?

E reparou como o povo estava "fashion" nesses modelitos verde e amarelo? Adorei!


Você sabe a origem da festa junina?

As Festas Juninas são celebradas ao longo do mês de junho. Sua origem foram as festas pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Elas começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas etc.
Com o passar do tempo, as festividades foram tomando um cunho religioso.

Pela tradição, a festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita e também, pedir que o próximo plantio traga bons frutos. São João é o santo protetor das colheitas e se faz comemorar com seus seguidores: Santo Antonio e São Pedro (assim, 24, 13, 29 de junho).

Esta festividade demonstra devoção e homenagem dos devotos. As festas juninas estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões, cheias de pureza, ingenuidade, poesia e inspiração.

2 comentários:

Anônimo disse...

EU ACHEI MUITO BELA A FESTA JUNINA. ADOREI TUDO !

HUGO ''GRUPO DE ESTUDO''

PROFESSORA
ROSI

Anônimo disse...

agente gostou muito da festa junina foi muito legal e divertida dançamos 2 vezes
Marcela,Vitor