domingo, maio 20, 2007

Projeto Escola da Bola

A professora Marcela, sempre atenta ao desenvolvimento motor dos alunos, trouxe para o Queiroz Telles o Projeto Escola da Bola. Este projeto já está em prática na Alemanha e no Rio de Janeiro, sendo que em São Paulo o Queiroz Telles será a primeira a escola a implementá-lo entre seus alunos. O professor José Tito, idealizador do projeto, esteve no Queiroz Telles no último dia 12/04 para efetuar a entrega do material esportivo utilizado e passar as primeiras orientações sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas na escola.

Projeto em ação na escola

O que é o Projeto Escola da Bola

Há algum tempo atrás, aprendiam as nossas crianças o “A B C” dos jogos nas ruas, nos parques ou no asfalto. Esta Escola da Bola® natural, variada e livre, praticamente não existe mais, o que é lamentável. Isto tem conseqüencias negativas, pois as crianças não são especialistas e sim seres universais que devem experimentar de tudo um pouco. Uma formação esportiva precoce pode gerar o afastamento definitivo de uma criança do esporte, ou seja uma criança que é forçada a praticar um único esporte entre seus 3 a 11 anos de idade, pode peder a alegria da prática esportiva além de não obter sucesso esportivo a longo prazo.


A Escola da Bola® do Instituto de esportes e ciências do esporte da Universidade de Heidelberg na Alemanha, oferece ajuda; ela traz aqui uma forma correta , segura e profissional de iniciar uma criança no esporte. A Escola da Bola® têm em seu conteúdo uma formação esportiva qualitativa que é oferecida através de pedagogos do esporte e artitas da bola. O plano didático se baseia nas mais novas pesquisas científicas e psicológicas.Todas as crianças estão aqui incluidas, o projeto não exclue.
A Escola da Bola® põe aqui a “pedra base” para os futuros artistas da bola, e oferece aqui uma oportunidade para todas as crianças de conhecer o lado alegre, bonito e saudável do esporte.

Idealizador do Projeto


José Tito Casara Inácio - Cientista esportivo/Pedagogo e Sociólogo Universidade de Heidelberg

"Sou brasileiro e há 10 anos atuo como jogador profissional de handebol na Europa, grande parte deste tempo, na Alemanha. Tive uma infância rica, brinquei muito nas ruas da cidade de Petrópolis, pulei muito muro, corri atrás de balão e joguei muita bola. Foram os melhores momentos de minha vida! O meu sonho de ser um grande atleta surgiu muito cedo, o que me levou a praticar vários esportes; todos os que envolviam bolas, além do atletismo ao judô. Esta variedade e diversidade dos esportes enriqueceu meu desenvolvimento de tal forma que consegui chegar ao atletismo profissional na seleção brasileira e no âmbito internacional, nestes últimos casos, atuando como jogador de handebol. Sou apenas um exemplo dentre tantos no mundo que tiveram experiências parecidas. "

(Fonte: http://www.escoladabola.com.br)

Nenhum comentário: