domingo, maio 25, 2008

Festa do Patrono


O Dia do Patrono da E. E. Dr. Antonio de Queiroz Telles foi comemorado no dia 21 de maio com a apresentação do Hino do Patrono e da Fanfarra da escola sob o comando da Dona Carlinda. Os nossos alunos , corpo docente e administrativo da escola, como sempre, estavam afinadíssimos.

E como não poderia deixar de ser, a comunidade de pais e amigos da escola contribuiu mais uma vez para abrilhantar a nossa comemoração nos prestigiando mesmo em um dia no meio da semana.

Para finalizar, queremos agradecer a presença de todos e dizer o quanto nos deixa satisfeitas ver o carinho de toda a comunidade com a nossa querida escola.
Esperamos rever a todos no "arraiá" Queiroz Telles, pois aquela tradicional festa junina já está chegando.

Abraços de toda nossa equipe!



Você sabia?
Quem foi o nosso Patrono

O Dr. Antonio de Queiroz Telles era filho do Dr. Antonio de Queiroz Telles Junior (Conde de Parnaíba) e de Dona Rita M´Boi Tibiriçá Piratininga, nasceu em Itu a 21.05.1858 e faleceu em São Paulo a 25.12.1917.

Estudou engenharia civil e agronomia na Escola Politécnica de Zurich, na Suíça. Retornando ao Brasil, procurou colocar suas idéias renovadoras, tentando implantar o cooperativismo. Para tanto, montou uma fábrica de laticínios, a qual, por falta de cooperação, veio a fracassar.

Depois disso, sem desistir de suas idéias, voltou-se para a educação. Juntamente com a Câmara Municipal e a Sociedade Ituana, conseguiu que se fundasse o 1º Grupo Escolar do Estado de São Paulo, sob o nome de Escolas Reunidas, o qual recebeu mais tarde o nome de Queiroz Telles. Com a bagagem de conhecimento trazida da Europa, estudou os melhores processos de educação popular, já empregados com êxito na Alemanha e Suíça. Em 1892, conseguiu através da Câmara Municipal de Itu transformar todas as escolas públicas em dois Liceus. Em 1894, sob a sua presidência, uma comissão engrossada por professores organizou um regulamento interno, de acordo com a Lei de Instrução Pública, que servisse para as Escolas Masculinas e Femininas.

Trabalhou muito para melhorar as condições escolares e conseguiu, através de uma subscrição popular, uma grande quantia para comprar livros e materiais didáticos e, num sobrado no Largo da Matriz, doado pelo Dr. Jorge Tibiriçá, foram instaladas as Escolas Reunidas. Depois de alguns anos, foi criada a Biblioteca da Escola.

Por um decreto de 31 de março de 1932, foi dado seu nome ao Grupo Escolar de Água Rasa em São Paulo, atualmente a nossa querida E. E. Dr. Antonio de Queiroz Telles.

6 comentários:

Anônimo disse...

A festa estava linda!!! Parabéns as crianças do Queiroz!!!

Profa. Lilian e Profa. Marcela

Unknown disse...

Parabéns pela festa!Como sempre estava linda!
Profª Angela

Unknown disse...

Parabéns às professoras do Queiroz por incentivar as crianças a terem mais amor e respeito pela escola em que estudam!!! O mundo precisa disso!!!

Renata, mãe de Lucas 4 série E e Gabriela 2 série E.

Hélio disse...

Parabéns à direção da Escola. Me fez rever meus velhos tempos de Queiróz Telles. Naquela época também fazíamos comemorações ao Dia do Patrono. Que essas comemorações perdurem por muitas gerações. E para as mães dessa nova geração deixou minha dica de que incentivem seus filhos guardarem desde já essas memórias, papéis, bilhetes, carteiras de notas, etc. Nós ex-alunos fizemos isso, depois de trinta anos nos encontramos e sempre estamos nos encontrando e e uma grande satisfação e alegria. Afinal, quem vive sem memória não tem história e estórias para contar.
Nosso blog está listado neste da Escola.Abs,

Anônimo disse...

A festa estava bonita e enfeitada, cheia de cores!

Obrigada a todos os professores, à direção da escola, à coordenação da escola e à D. Carlinda pela festa.

E ao Dr. Antonio de Queiroz Telles por ter criado esta escola maravilhosa.

Alanis, Bianca, Giuliana - alunas da 3a. B e Profa. Marcela agradecem.

Gabriel Sardinha disse...

Agora que parei pra pensar, acho que nunca vi a bandeira do meu estado de perto.