segunda-feira, setembro 29, 2008

Jornada de Matemática

O que é e como funciona esta competição

A Jornada Matemática 2008 segue o modelo de um concurso, envolvendo os alunos da quarta série do ensino fundamental, das escolas estaduais da COGSP e CEI. Os concorrentes serão avaliados em suas habilidades de cálculo (cálculo mental e escrito, exato e aproximado). Também serão avaliadas as habilidades relacionadas à resolução de problemas.

Ojetivo

O objetivo dessa iniciativa é mobilizar a comunidade escolar para o desenvolvimento de ações que visem à ampliação das competências matemáticas do maior número possível de alunos.


Fases da Competição

Fase Escola, Fase Diretoria de Ensino, fase Pólo e Fase Estadual.

A Jornada de Matemática será composta por quatro fases. A Fase Escola, que acabamos de encerrar na E. E. Dr. Antonio de Queiroz Telles, em que foram desenvolvidas atividades individuais, em equipes e inter-classes. Para tanto, foram formadas, em cada classe, equipes de cinco alunos que realizaram as atividades especialmente elaboradas para avaliar as diferentes
formas de calcular e resolver problemas.

Ao final desse processo, saiu a equipe campeã da escola composta pelos alunos da 4ª série C da professora Fátima Pinotti. Os cinco alunos da equipe Einsten de Matemática são: Alejandro, Felipe, Gabriel, Jorge e Matheus. Agora, essa equipe passará para a Fase Diretoria de Ensino, ou seja, vão competir com as equipes vencedoras de cada escola da DE Leste 5 e disputarão uma vaga para a próxima fase a Fase Pólo onde reunirão todas as equipes das Diretorias de Ensino de São Paulo e Grande São Paulo. A equipe Vencedora passará para a última fase, que é a Fase Estadual, na Secretaria de Educação. Esta fase reunirá as equipes vencedoras dos pólos da COGSP e da CEI.

Para os nossos Campeões fica a torcida e a certeza de muito estudo por parte deles. A título de incentivo, cada integrante da Equipe “Einsten de Matemática” recebeu de presente uma linda bicicleta gentilmente oferecida pelo Sr. Luiz, proprietário do BAR MOOCA, a quem deixamos nosso agradecimento.

Parabéns meninos e continuem estudando sempre!!!




Impacto positivo causado pela Jornada de Matemática na escola

Com a participação da nossa escola na Jornada da Matemática, pudemos observar que os alunos apresentaram melhora em suas aprendizagens já desde o início da aplicação do projeto. O entusiasmo e a aceitação da Jornada pelos estudantes foi grande, a competição foi motivante para todos.

O desenvolvimento da Jornada de Matemática também nos possibilitou o conhecimento melhor do que pensam e como pensam nossos alunos no momento da resolução das atividades, que estratégias eles utilizaram para chegar ao resultado e que o trabalho em grupo durante as atividades de matemática são bastante proveitosos.

Quanto aos alunos, estes puderam identificar os conhecimentos matemáticos como meio de compreender e resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, estimativa e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos para a solução das atividades propostas.

Ainda em realção ao trabalho com diferentes tipos de situações-problema constatamos que os alunos tiveram a oportunidade de descrever, representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas, sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a auto-estima e a perseverança na busca de solucões, interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções de problemas propostos, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.

.

Nenhum comentário: