O CUIDADO COM A TERRA fala do respeito a todas as coisas do planeta sejam estas vivas ou não. É permitir e incentivar que todos os sistemas vivos possam continuar e se multiplicar.
Cuidando dos ecossistemas, das espécies, das águas, dos solos e da atmosfera em todos os momentos de nossa vida, teremos assim um mundo mais saudável por mais tempo. Esse cuidado, esse respeito se reflete em nossas rotina diária caso nossas decisões sejam responsáveis.
Ações responsáveis são atitudes que valorizam a vida, ou seja, o uso de recursos de forma adequada não apelando ao consumismo exagerado e ao desperdício.
Aqui cabe os "famosos" 5 erres, a serem aplicados nessa ordem:
RECUSAR, REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR e RESTAURAR
Recusar materiais e atitudes poluentes, tóxicas ou que degradem o ambiente na sua extração ou no seu descarte. Reduzir o consumo dos recursos, controlando com consiência nossas próprias necessidades e, principalmente, cortando os supérfluos.
Reutilizar materiais e recursos em sua forma original, diminuindo o volume de resíduos que são jogados fora e evitando o gasto de energia para que sejam transformados em outros elementos. Reciclar materiais, agora chamados de "resíduos", para que possam voltar ao início do processo como recursos (um novo ciclo).
Restaurar o ambiente natural sempre que possível (na verdade, o ideal é evitar que o ambiente, natural ou construído, seja degradado em primeiro lugar - o que nos leva ao "recusar").*
O CUIDADO COM AS PESSOAS é importantíssimo pois apesar de a espécie humana não ser a mais populosa do planeta, é a que mais danos causa e em menor tempo. Portanto se, ao cuidarmos das pessoas, conseguirmos que todas recebam o básico para suas vidas, teremos um planeta com mais chances de se tornar sustentável.
Essas necessidades básicas podem ser abrigo, alimento, tratamento de resíduos, educação, trabalho e relações humanas saudáveis.
A PARTILHA DOS EXCEDENTES significa que após tenhamos suprido nossas necessidades e também tenhamos projetado e investido em nossos próprios sistemas da melhor forma possível, podemos partilhar o excedente de tempo, energia, dinheiro, recursos e conhecimentos auxiliando outros a alcançar a sustentabilidade e uma melhor qualidade de vida, sempre tendo em vista o cuidado com a Terra e o cuidado com as pessoas.
Pode-se observar, através da ética da permacultura, que a possibilidade de um mundo melhor, sustentável e justo, é uma questão de trabalhar em COOPERAÇÃO e não competitivamente. Cooperação entre o ser humano e a Terra, entre o homem e outras espécies e, também, cooperação entre as próprias pessoas. Aliás, qualquer pessoa, instituição ou nação que acumule riqueza ao custo do empobrecimento de outras está diminuindo a expectativa de sustentabilidade da sociedade humana.
Dando início ao projeto no ano de 2009 temos a 4a. série E da prof. Fátima fazendo a sua parte.
No dia 06 de março a classe realizou um mutirão de limpeza na horta da escola. O próximo passo é plantar e colher alimentos sem agrotóxicos.
Um comentário:
Sempre me preocupei com as questões ambientais. O Projeto Horta foi uma das minhas maiores idealizações nesta escola. É muito bom ver minhas ações sendo semeadas e esta geração fazendo parte das atividades. Espero que as sementes possam dar novos frutos no amanhã e que o nosso planeta sobreviva a tantas ações impensadas que já foram realizadas pelo ser humano. Ainda dá tempo de reverter a situação. Pense nisso, reveja suas atitudes...
Postar um comentário