domingo, maio 31, 2009

21 de Maio – Dia do Patrono da Escola

Você sabia?
  • 21 de maio é o Dia do Patrono da nossa escola

Biografia do Patrono da E. E. Dr. Antonio de Queiroz Telles

O Dr. Antonio de Queiroz Telles era filho do Dr. Antonio de Queiroz Telles Junior (Conde de Parnaíba) e de Dona Rita M´Boi Tibiriçá Piratininga, nasceu em Itu a 21.05.1858 e faleceu em São Paulo a 25.12.1917.

Estudou engenharia civil e agronomia na Escola Politécnica de Zurich, na Suíça. Retornou ao Brasil, depois de concluir seus estudos. A partir de seu retorno ao nosso país procurou colocar suas idéias renovadoras, tentando implantar o cooperativismo. Para tanto, montou uma fábrica de laticínios, a qual, por falta de cooperação, veio a fracassar.

Depois disso, sem desistir de suas idéias, voltou-se para a educação. Juntamente com a Câmara Municipal e a Sociedade Ituana, conseguiu que se fundasse o 1º Grupo Escolar do Estado de São Paulo, sob o nome de Escolas Reunidas. Com a bagagem de conhecimento trazida da Europa, estudou os melhores processos de educação popular, já empregados com êxito na Alemanha e Suíça. Em 1892, conseguiu através da Câmara Municipal de Itu transformar todas as escolas públicas em dois Liceus. Liceus são escolas destinadas ao ensino profissionalizante.

Trabalhou muito para melhorar as condições escolares e conseguiu, através de uma subscrição popular, uma grande quantia para comprar livros e materiais didáticos que pudessem contribuir para o ensino nas escolas.

Por um decreto de 31 de março de 1932, foi dado seu nome ao Grupo Escolar de Água Rasa em São Paulo, atualmente a nossa querida E. E. Dr. Antonio de Queiroz Telles. Por ter se dedicado às causas do ensino e aprendizagem foi escolhido para ser o patrono da nossa escola. Hoje ela carrega seu nome por ele ter sido um símbolo de dedicação ao processo educacional.


• Para Saber Mais...

A nossa escola foi fundada em 24 de fevereiro de 1928. Ela situava-se em outro endereço, aqui neste bairro mesmo, na Rua Teresa nº 07 e seu nome era “Escolas Reunidas da Água Rasa”. Em 1932 seu endereço transferiu-se para a Rua Itaqueri, 372 com a construção deste prédio e, foi neste ano que o nome do Dr. Antonio de Queiroz Telles foi dado a ela, como homenagem por sua dedicação ao processo educacional, como já foi mencionado no texto acima. Em 24 de fevereiro deste ano ela completou 81 anos.


Nenhum comentário: