Haicai
Poema de origem japonesa que chega ao Brasil no início do século XX.
Haicai clássico japonês:
- 17 sílabas, dividida em três versos de 5, 7 e 5 sílabas;
- referência à natureza - termos de estação (kigô);
- refere-se a um evento particular;
- apresenta tal evento como “acontecendo agora”
Na apropriação cultural, algumas das regras anteriores são seguidas com maior ou menor fidelidade, outras são ignoradas.
“Haicai não é síntese, no sentido de dizer o máximo e o mínimo. É antes a arte de, com o mínimo, obter o suficiente”. (Paulo Franchetti)
Para alcançar a concisão do haicai, é importante insistir na simplicidade, na essência.
Haicai é assim: idéia em plenitude, simplicidade.
Fontes:
Poetrix
Terceto contemporâneo de temática livre, com título, ritmo, metáforas, outras figuras de linguagem, de pensamento ou teor satírico.
Cheiro salgado
Corrosiva e fria maresia
Decompõe nosso passado
(Lílian Maial)
Contando histórias e ensinando a ler e escrever
Como se Aprende a ler e escrever? Pode ser uma aprendizagem de natureza perceptual e motora ou de natureza conceitual. O ensino, no primeiro caso, pode estar baseado no reconhecimento e na cópia de letras, sílabas e palavras. No segundo, no planejamento intencional de práticas sociais mediadas pela escrita, para que as crianças delas participem e recebam informações contextualizadas.
O que é a escrita? Há quem defenda ser um simples código de transcrição da fala e os que acreditam ser ela um sistema de representação da linguagem, um objeto social complexo com diferentes usos e funções.
Há quem valorize a presença da cultura escrita na educação do período de alfabetização por entender que para o processo de alfabetização é importante a criança ter familiaridade com o mundo dos textos.
Nas séries iniciais as crianças recebem informações sobre a escrita quando brincam com a sonoridade das palavras, reconhecendo semelhanças e diferenças entre os termos, manuseiam todo tipo de material escrito, como revistas, gibis, livros, fascículos etc., e o professor lê para a turma e serve de escriba na produção de textos coletivos.
Alguns alunos estão imersos nesse contexto, convivendo com adultos e com livros em casa e aprendendo as letras no teclado do computador. Eles fazem parte de um mundo letrado, de um ambiente alfabetizador.
Grande parte das crianças depende desse espaço para ter acesso a esse patrimônio cultural.
A educação nas séries iniciais é uma etapa fundamental do desenvolvimento escolar das crianças. Ao democratizar o acesso à cultura escrita, ela contribui para minimizar diferenças sócio-culturais. Para que os alunos aprendam a ler e escrever, é preciso que participem de atos de leitura e escrita desde o início da escolarização. O professor nesta fase é que vai fazer a diferença. Para se ter um aluno leitor e escritor o professor precisa servir de modelo para sua turma.
Se a escola de Ensino Fundamental cumprir seu papel, envolvendo os pequenos em atividades que os façam pensar e compreender a escrita, no final dessa estapa eles estarão naturalmente alfabetizados ou aptos a dar passos mais ousados em seus papéis de leitores e escritores.
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