quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Integrar / Incluir: Desafio para a escola atual

"Uma escola inclusiva só poderá ter êxito se estiver inserida numa comunidade inclusiva? Haveria outro caminho? Ao abordarmos alguns tópicos que envolvem escola e inclusão, estas questões estarão subjacentes ou permeando as reflexões. Qual é a proposta da escola inclusiva? Abrir oportunidades educacionais adequadas a todas as crianças. Dar condições também às crianças com necessidades educativas especiais (devido à deficiência mental, auditiva, visual, física ou múltipla) para que possam se desenvolver intelectual e socialmente junto com as outras crianças na classe comum. É uma escola, portanto, que aceita todas as diferenças e se adapta à variedade humana, criando ambiente propício ao desenvolvimento das potencialidades individuais. Sendo assim, a escola deverá abrigar todas as diferenças, privilegiando, reconhecendo e valorizando a originalidade humana como enriquecedora das experiências educativas. Incluem-se, neste escola, crianças pertencentes a todos os grupos minoritários a até aquelas com dificuldades graves de aprendizagem. Uma escola como esta desenvolverá uma pedagogia especial para todos, pois está acordade que todos têm direito aos mesmos benefícios de um processo de escolarização competente, centrada na criança, em suas necessidades e ritmo de aprendizagem." (Integrar Incluir, desafio para a escola atual - Editora FEUSP, 1998).

Foi com essas palavras que a Coordenadora Roselaine de Freitas Constantino iniciou as atividades de planejamento para o ano de 2007 na E.E. Dr. Antonio de Queiroz Telles, reunindo todos os segmentos da escola: professores, equipe gestora, funcionários e cooperados.

Durante as atividades de planejamento foram abordados assuntos relacionados à inclusão, aos conceitos de modalidade educacional sólida e líquida (Bauman, 1968) e à história da educação especial (Aranha, 2001) e, para finalizar, os professores foram convidados a refletir sobre o caminho a percorrer numa escola inclusiva.

Acompanhe tudo o que aconteceu nas fotos a seguir.

Abertura do trabalho, com o texto "Integrar / Incluir"

Professores e funcionários durante dinâmica no pátio da escola

Dinâmica dos nós (respeitando as necessidades especiais de cada um)

Toda a equipe assistindo ao DVD "Filtro Solar"

Equipe realizando estudo a respeito da educação especial

Coordenadora Roselaine apresentando os conceitos educacionais de modernidade sólida e líquida, de acordo com os estudos de Bauman

Professora Paula apresentando trabalho desenvolvido pelo grupo a partir dos princípios de Bauman


Encerramento das atividades com a dinâmica dos pezinhos, na qual os professores foram convidados a caminhar para uma educação inclusiva

Nesse caminho havia pedras e flores, simbolizando dificuldades e coias boas que encontraremos em nossa jornada


No final das atividades, todos receberam uma mensagem otimista para começar essa nova caminhada com o pé direito.

.

Carnaval é só alegria no Queiroz

Durante a semana, as professoras sugeriram aos alunos que pedissem aos pais para cantar algumas antigas marchinhas de carnaval, pois, infelizmente, essas pérolas da nossa música popular quase não tocam mais no rádio ou na TV.

Depois, os alunos organizaram uma lista com suas marchinhas preferidas. Todos aprenderam as músicas e letras e foram conhecer as origens do carnaval na sala de informática, onde realizaram pesquisas na Internet sobre o tema.

Para finalizar, realizamos o nosso tradicional baile com muitas marchinhas, samba e axé, onde a garotada se divertiu junto com mestres e funcionários da escola.



OLHA O CARNAVAL AÍ, GENTE!!!

O Brasil é conhecido como o "país do carnaval" e, como bons brasileiros, devemos saber um pouco sobre essa festa que contagia muita gente daqui e de diversas partes do mundo.

A HISTÓRIA DO CARNAVAL

O carnaval é uma festa popular muito antiga e, por isso, não se sabe
a origem exata dessa comemoração. O que se sabe é que essa tradição vem sendo transmitida de geração a geração há muitos séculos.
Quem trouxe o carnaval ao Brasil foram os portugueses, por volta de 1750. Nessa época, a festa era chamada de entrudo, palavra que vem do latim introitu e significa entrada, pois a comemoração começava na entrada (início) da Quaresma.
Mais tarde, surgiram as máscaras, as fantasias e as marchinhas. A serpentina (de origem francesa) e o confete (de origem espanhola) que enfeitam os bailes de salão chegaram ao Brasil em 1892.
Algumas fantasias, como as de Pierrô, Colombina, Arlequim e Rei Momo são bastante tradicionais, principalmente nos bailes de salão. Mas, mesmo com todo o sucesso desses bailes, o carnaval de rua é cada vez mais procurado e ainda preserva parte do folclore brasileiro.


CARNAVAL DE RUA

Desde o início do carnaval brasileiro, muitas pessoas o comemoram nas ruas. Foram assim que apareceram os blocos e os cordões, grupos que cantavam músicas próprias e que deram origem às escolas de samba.
Hoje, nos estados da Região Nordeste, o carnaval de rua reúne uma multidão de pessoas, entre brasileiros e estrangeiros.
Cada estado tem sua maneira de festejar. Na Bahia, por exemplo, a grande atração são os trios elétricos e, em Pernambuco, danças tradicionais como o frevo e o maracatu fazem a festa de adultos e criança

O CARNAVAL BRASILEIRO

O primeiro carnaval brasileiro, segundo os historiadores, aconteceu em 1641. O governador do Rio de Janeiro, Salvador Correa de Sá Benevides, determinou que se dedicasse uma semana de festa para homenagear a coroação de D. João IV. O povo adorou a idéia.
No início, o carnaval era animado com canções portuguesas, como as quadrilhas. Depois, vieram a polca e os ritmos do carnaval italiano. Só em 1870 é que surgiu uma música tipicamente brasileira, o maxixe, e a primeira canção carnavalesca do país: E viva Zé Pereira.
Uma tradição do carnaval eram as brigas com ovos, limões, água e farinha, já cultivada em outros países. Na época da Proclamação da Independência, eram comuns essas batalhas. Até as orgulhosas senhoritas da alta sociedade participavam. Das varandas das casas, moças vistosas jogavam ovos e água nas pessoas que passavam na rua.


SAMBA

O samba tem origem em antigos ritmos trazidos pelos escravos africanos para o Brasil. Afirma-se que a palavra samba vem de semba, que significa umbigada ou união do baixo ventre em dialeto africano. No século XIX, esses ritmos africanos sofreram a influência da polca, da habanera, do maxixe e do choro. A arte do samba chegou ao Rio de Janeiro com as baianas que ali foram viver


Fonte: http://www.meninomaluquinho.com.br

.

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Volta às aulas

Olá pessoal, meu nome é Roselaine e eu sou a Coordenadora da E.E. Dr. Antonio de Queiroz Telles e quero deixar aqui algumas dicas para você começar o ano com o pé direito.

Estamos nos preparando para a volta às aulas! Nessa hora, surgem muitas novidades: coleguinhas, material escolar, professora, sala de aula, mochila... É muito legal!

Sempre que começamos queremos mudar algo. Você já pensou no que será diferente este ano? Podemos escolher uma matéria que tivemos dificuldades no ano passado e estudar bastante... Podemos ser mais legais com aqueles colegas que não tivemos paciência... Podemos fazer o dever de casa todos os dias... E que tal toda semana pegar um livro emprestado da sala de leitura da escola e ampliar seus conhecimentos?

São tantas coisas que podem deixar nossa vida escolar mais divertida e leve. Então, está esperando o quê? Anote as nossas dicas e boa volta às aulas!!!!


Estudos

Comece desde já a revisar a matéria que a professora está passando na sala de aula. Dê uma atenção especial para aquelas que você tem mais dificuldade. Uma hora por dia, já é o suficiente. Ainda sobra tempo para brincar bastante....


Lição de Casa

Para você não se esquecer das atividades do dia seguinte, chegue em casa, dê uma relaxada e logo faça os deveres. Dessa forma, você evita o constrangimento na sala de aula. Já pensou se a professora vê que só você não fez os deveres?
Então reserve um lugar em sua casa pra você, aquele será o seu cantinho, onde você fará suas lições e estudará. Não se esqueça, este cantinho tem que ser bem iluminado e silencioso.


Leitura

Se você não gosta muito de ler, mas quer criar o hábito, vai ai uma boa dica: uma vez por semana, vá a sala de leitura da escola e pegue um livro bem maneiro. Pode ser de aventura, suspense... quando você perceber já vai ter lido 04 livrinhos por mês! Olha que legal!


Recreio

Na escola, temos o recreio para descansar e brincar. Tome cuidado com os tipos de brincadeiras, com o corre-corre da criançada. Aproveite para beber água e comer um lanchinho. Na hora que o sinal tocar, volte para a sala de aula e pense: agora que já descansei vou continuar aproveitando a aula que minha querida professora preparou!


Amigos

Se no ano passado você arrumou muita encrenca com os colegas, já é hora de mudar. Se for um amigo daqueles que te tiram do sério, respire fundo, conte até 10 e saia de perto dele! Não brigue com ninguém! Um ambiente de paz faz com que você fique melhor na escola!
E Lembre-se que devemos procurar fazer amigos na sala, eles vão nos ajudar a tornar nosso ano mais alegre e também nos ajudar em algumas tarefas que tivermos dificuldade.


Bate-papo

Você já deve ter ficado de bate-papo durante a aula... e a professora bem nervosa, não é? Deixe a conversa para fora da sala e preste atenção na aula. Pode ser que em um momento de distração você perca parte importante da explicação. E ainda atrapalha o seu colega a aprender também!


Uso da Agenda Escolar

Devemos aproveitar aquela agenda novinha que dá mais vontade de usar para começar a nos organizar desde o começo, anote tudo, não esqueça nada, isso tem que virar um hábito, é bem melhor sermos organizados.


O Professor é seu Amigo

Comece desde já a ter um bom relacionamento com a seu professor. Assim você poderá contar a ele tudo que se passa com você, quando você não entender algo ou quando um coleguinha te aborrecer. Não tente resolver as coisas sozinho, o professor está lá para te ajudar.


E aí, gostou das dicas? Tem alguma idéia mais legal?
Então deixe um comentário aqui.

Um ótimo ano letivo e muito sucesso!