quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Integrar / Incluir: Desafio para a escola atual

"Uma escola inclusiva só poderá ter êxito se estiver inserida numa comunidade inclusiva? Haveria outro caminho? Ao abordarmos alguns tópicos que envolvem escola e inclusão, estas questões estarão subjacentes ou permeando as reflexões. Qual é a proposta da escola inclusiva? Abrir oportunidades educacionais adequadas a todas as crianças. Dar condições também às crianças com necessidades educativas especiais (devido à deficiência mental, auditiva, visual, física ou múltipla) para que possam se desenvolver intelectual e socialmente junto com as outras crianças na classe comum. É uma escola, portanto, que aceita todas as diferenças e se adapta à variedade humana, criando ambiente propício ao desenvolvimento das potencialidades individuais. Sendo assim, a escola deverá abrigar todas as diferenças, privilegiando, reconhecendo e valorizando a originalidade humana como enriquecedora das experiências educativas. Incluem-se, neste escola, crianças pertencentes a todos os grupos minoritários a até aquelas com dificuldades graves de aprendizagem. Uma escola como esta desenvolverá uma pedagogia especial para todos, pois está acordade que todos têm direito aos mesmos benefícios de um processo de escolarização competente, centrada na criança, em suas necessidades e ritmo de aprendizagem." (Integrar Incluir, desafio para a escola atual - Editora FEUSP, 1998).

Foi com essas palavras que a Coordenadora Roselaine de Freitas Constantino iniciou as atividades de planejamento para o ano de 2007 na E.E. Dr. Antonio de Queiroz Telles, reunindo todos os segmentos da escola: professores, equipe gestora, funcionários e cooperados.

Durante as atividades de planejamento foram abordados assuntos relacionados à inclusão, aos conceitos de modalidade educacional sólida e líquida (Bauman, 1968) e à história da educação especial (Aranha, 2001) e, para finalizar, os professores foram convidados a refletir sobre o caminho a percorrer numa escola inclusiva.

Acompanhe tudo o que aconteceu nas fotos a seguir.

Abertura do trabalho, com o texto "Integrar / Incluir"

Professores e funcionários durante dinâmica no pátio da escola

Dinâmica dos nós (respeitando as necessidades especiais de cada um)

Toda a equipe assistindo ao DVD "Filtro Solar"

Equipe realizando estudo a respeito da educação especial

Coordenadora Roselaine apresentando os conceitos educacionais de modernidade sólida e líquida, de acordo com os estudos de Bauman

Professora Paula apresentando trabalho desenvolvido pelo grupo a partir dos princípios de Bauman


Encerramento das atividades com a dinâmica dos pezinhos, na qual os professores foram convidados a caminhar para uma educação inclusiva

Nesse caminho havia pedras e flores, simbolizando dificuldades e coias boas que encontraremos em nossa jornada


No final das atividades, todos receberam uma mensagem otimista para começar essa nova caminhada com o pé direito.

.

Um comentário:

Fernanda Alves disse...

Adorei... Otimo pra apresentar como exemplo na escola! Parabésn! Escolas assim é q desenvolvem o Brasil...