terça-feira, novembro 20, 2007

Horta na Escola - Do plantio à colheita


Hoje usarei este espaço para promover reflexões e também divulgar as ações ecológicas que ocorreram na nossa escola durante o ano de 2007.

Construir uma concepção de educação voltada para a formação de cidadãos exige de nós, professores, uma profunda reflexão e reavaliação de nossas práticas pedagógicas. Um primeiro desafio, por exemplo, é o de tratar a realidade de forma integrada, como uma totalidade, e não como partes separadas de uma realidade.

Neste caminho, enquanto coordenadora pedagógica da escola encontrei a Educação Ambiental como uma possibilidade de se colocar em prática um tratamento interdisciplinar com relação às questões ambientais. Entendo a Educação Ambiental como um conjunto de processos pelos quais os indivíduos e a coletividade se apropria dos conhecimentos necessários sobre o espaço em que vivem e sobre os meios para melhorá-lo, desde o presente, preservando-o para as futuras gerações.

Por ser um tema transversal, a Educação Ambiental deve ser uma preocupação de toda a comunidade escolar. A problemática ambiental é um assunto que deve ser coletivo, não cabendo a um único profissional essa tarefa.

A atual legislação inclui a Educação Ambiental nos PCNs como parte integrante dos currículos no sentido de se obter uma nova postura de toda a comunidade em relação ao meio ambiente.

Neste sentido apresento o projeto "HORTA NA ESCOLA", como instrumento para a abordagem da Educação Ambiental.

Este projeto vem acontecendo nesta escola desde o ano de 2001, articulando os conteúdos curriculares do ensino fundamental Ciclo I, dentro de uma visão integrada de mundo, que possibilite a todos nós a adoção de posturas pessoais e comportamentos sociais que colaborem para uma sociedade ambientalmente sustentável e socialmente justa.

Nosso objetivo mais amplo é o de sensibilizar os alunos para a construção de novos valores, novos conhecimentos, atitudes e habilidades indispensáveis para a conservação do meio ambiente, patrimônio coletivo essencial para a melhoria da qualidade de vida e para a construção de uma sociedade auto-sustentável.

Como objetivo específico, pretendemos desenvolver competências que permitam ao aluno compreender o mundo e atuar como cidadão utilizando conhecimentos de natureza científica, tecnológica e artística.

Num primeiro momento, buscamos fazer uma avaliação do espaço físico disponível na escola e, a partir daí, construímos com a parceria do Projeto Makiguti em Ação os 21 canteiros da escola, um para cada classe.

Num segundo momento foi feita uma sensibilização dos professores para a participação no planejamento das atividades a serem realizadas.

Todo o trabalho teve um registro fotográfico das atividades. Ao final, organizamos:
  • o plantio;
  • a manutenção dos canteiros;
  • os cuidado necessário como a rega, a retirada dos matinhos e a limpeza do ambiente;
  • e a colheita que é o momento mais gratificante porque após colhermos as hortaliças elas são incorporadas no cardápio da merenda escolar.

Este projeto tem sido muito proveitoso para todos os alunos, pois há um envolvimento muito grande e a possibilidade de um aprendizado engajado e prazeroso. São trabalhados valores como cooperação, responsabilidade, liberdade e respeito, tornando possível a execução do projeto, uma vez que, nem todos os dias as professoras podem acompanhá-los, ficando os alunos responsáveis pela manutenção da horta nesses dias.

Também estamos ensinando nossos alunos a consumir alimentos mais saudáveis como as hortaliças, visto que muitas crianças não têm o hábito de consumir legumes e verduras.


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