domingo, setembro 23, 2007

Queiroz é notícia em jornais da cidade

Como resultado pelo planejamento e execução das atividades realizadas na escola para comemoração do Dia da Árvore, a coordenadora Roselaine foi entrevistada pelos jornais Diário de São Paulo, Jornal da Tarde, Gazeta do Tatuapé e Gazeta da Zona Leste.

As matérias foram publicadas na edição de sexta-feira do JT e nas edições de sábado dos demais jornais. Leia abaixo as matérias na íntegra.


Legenda: "Os alunos da escola Dr. Antonio de Queiroz Telles, na Mooca, levaram sementes para casa e plantaram árvores"

"Cerca de 1 milhão de crianças tiveram um dia diferente na 6a. feira, 21/09, Dia da Árvore. Suas escolas estiveram "verdes", voltadas para o ensino do meio ambiente. A Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria do Meio Ambuiente preparam um dia de conscientização em todo o Estado, reunindo cerca de 1000 escolas num mutirão verde.
A Secretaria de Educação comunicou toda a rede estadual sobre a importância de realizar eventos temáticos na data. Estavam programados plantios, orientações, aulas, observações de filmes, "mutirões" de jardinagem, músicas e eventos que celebrassem a data e conscientizassem as crianças.
Na Dr. Antonio de Queiroz Telles, na Mooca, cada aluno levou sementes para casa, após orientação com vídeos e músicas. "É uma oportunidade para mostrarmos a importância do meio ambiente. A idéia é repetirmos rotineiramente o evento, conscientizando as crianças com ações práticas", afirma a Sercretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro. Todas as regiões paulistas tiveram eventos em escolas estaduais. Além de orientar as escolas, a Secretaria realizou videoconferência de apoio para adesão ao projeto." (Redação)



"Mais de 800 atividades serão realizadas hoje para comemorar o dia da árvore, com a coordenação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Em cerca de 1000 escolas estaduais, 1 milhão de crianças terão um dia de aula diferente.

"Antigamente, nesse dia não havia ação ecológica; as crianças apenas pintavam desenhos de árvores. Agora, todos estamos sofrendo com esse tempo seco e com aquecimenmto global. Finalmente, entendemos a importância das árvores", diz Roselaine Constantino, Coordenadora Pedagógica da E. E. Dr. Antonio de Queiroz Telles, na Mooca, zona lesta da Capital.

Além de assisitr a vídeos sobre a importância das florestas, os alunos vão ajudar a plantar laranjeiras, limoeiros e pés-de-mamão na escola. "A idéia é, no futuro, usar os frutos na sobremesa da merenda", conta a professora. Cada criança vai levar ainda uma lição de casa: um cartão com uma mensagem e duas sementes de girassol. "Elas vão plantar em um vaso e trazer para a escola", diz.

"Acho que realmente a visão das pessoas sobre o Dia da Árvore está mudando para melhor", conta Júlio Andrade, diretor executivo da ONG Pick-upau (www.pick-upau.org.br). Na opinião dele, a data que já foi motivo de piada adquiriu importância vital. De hoje até domingo, voluntários da ONG estarão no Jardim Botânico, na zona sul, organizando visitas monitoradas, distribuindo catálogos educativos e sorteando kits especiais." (Por Saulo Luz, JT - 21/09/2007)

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,

Somos ex-alunos do Queiróz Telles e fizemos um segundo encontro depois de 30 anos. Formandos de 1976 e 1977.

Temos interesse que listassem nosso blog neste espaço.

Abraços,

Hélio Bertolucci Jr.

http://exalunosqueiroztelles.blogspot.com