domingo, setembro 23, 2007

Mutirão verde no Dia da Árvore

Procura desenvolver projetos orientados pelos quatro princípios da consciência ecológica, os 4“R”s (quatro erres):

  • Reduzir (redução do consumo dos bens naturais)
  • Reutilizar (reuso de produtos)
  • Reciclar (reaproveitamento da matéria prima dos produtos descartados)
  • Recuperar (recuperação das áreas degradadas)


É uma grande ação em que cada um pode dar a sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida.

Florestas e áreas verdes têm um papel essencial na manutenção do equilíbrio ecológico e climático do planeta, nos alimentos que consumimos, na água que bebemos, nas diversas formas de recreação e lazer, na fixação do gás carbônico presente na atmosfera e na sustentação da biodiversidade.

Sensibilizar as pessoas para a questão e incentivar posturas positivas perante as florestas e o verde nas cidades é uma das formas de enfrentar o problema.

No dia 21 de setembro, pessoas, comunidades, organizações da sociedade civil, empresas e os governos municipais foram encorajados a desenvolver ações em favor do verde. A intenção é que possamos plantar muitas árvores, mas agir pela preservação e valorização do verde vai muito além de plantar árvores. Todas as iniciativas e atitudes benéficas em relação ao verde serão incentivadas.


Pequenas ações podem fazer a diferença:

  1. Plante árvores, muitas árvores

  2. Proteja e cuide das árvores plantadas.

  3. Ofereça carinho às plantas e não permita que quebrem suas folhas e flores

  4. Denuncie o desmatamento

  5. Organize reuniões em defesa do meio ambiente

  6. Exija mais verde nas praças. Mais praças

  7. Adote uma árvore

  8. Cante uma canção, reze pela natureza

  9. Cuide dos vasos de plantas para que não virem depósito de bitucas de cigarros

  10. Vista verde. Ande verde


Na E.E. Dr. Antonio de Queiroz Telles a programação do Mutirão Verde aconteceu durante toda a semana. Foram plantados legumes e verduras nos 20 canteiros da horta da escola. Durante as aulas, os alunos também assistiram filmes e vídeos sobre a importância das florestas, pesquisaram textos a respeito do meio ambiente e aquecimento global. Também plantaram laranjeiras, limoeiros, mamoeiros, pés-de-jaca, videiras e outras árvores. Após as atividades, levaram para casa sementes de girassol para plantar com suas famílias.




A professora Angela da classe hospitalar, que funciona no Hospital Infantil Cândido Fontoura, também abraçou a causa. Vestiu-se de fada verde e distribuiu sementes por todo o hospital.



Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Pessoal!
Fico feliz em ver que as ações da escola continuam acontecendo. Esse é o compromisso de Educadores que abraçam a causa da Educação de Qualidade. Parabéns Rose, sei que você está a frente desse rico trabalho pedagógico. Sou sua fã.
Elisete