terça-feira, novembro 20, 2007

Para saber mais!!!

Hoje estou tirando o dia para falar sobre as questões ambientais no nosso planeta, então gostaria de indicar alguns livros para vocês alunos da escola Queiroz Telles. Procurem na sala de leitura da escola e levem emprestado. Segue abaixo um breve resumo de cada um dos títulos. Aproveitem as férias para ler!


Evolução dos Bichos - Luiz E. Anelli


Evolução dos Bichos conta, de maneira didática e espontânea, como a vida evoluiu desde a simplicidade de uma célula até os sofisticados e complexos seres que conhecemos. Enfatiza os ancestrais de cada ramo da árvore da vida e destaca as mutações e adaptações que conduziram às diversificações sucessivas de espécies para ocupar todos os espaços de nosso planeta.



Tudo que Você Queria Saber sobre Plantas - Sueli
Ângelo Furlan


Tudo que você queria saber sobre Plantas esclarece o que são esses nomes ouvidos e repetidos freqüentemente: plantas exóticas e nativas; plantas endêmicas e plantas sob risco de extinção. Elas compõem a importante megadiversidade de plantas do Brasil.


Sob o Céu da Antártica - Neusa Maria Paes Leme
Sob o Céu da Antártica - Neusa Maria Paes Leme


Considerada a terra da paz e da ciência, e porta de entrada do espaço, a Antártica também é a região dos extremos: a mais seca, a mais fria, a mais ventosa, a mais distante a mais desconhecida e a mais preservada do Planeta. Assim tem início o livro Sob o Céu da Antártica, um alerta e uma comemoração do Ano Polar 2007-2008. Com ilustrações encantadoras, o livro nos aproxima desse vasto e fantástico continente.


Casulos - André Neves
Casulos - André Neves


Artista de imaginação privilegiada e de um traço delicado e cheio de recursos, André Neves nos coloca nas mãos uma magia de detalhes e símbolos, abrindo um imenso leque de possibilidades... um casulo é o lugar onde ocorre a metamorfose da lagarta em borboleta, mas pode ser o local onde nossos sonhos se retiram para ganhar asas...



Fazendo e Aprendendo com a Água - Gian Calvi e
Walda de Andrade Antunes


Este livro, elaborado para promover a constante pesquisa dos múltiplos valores da água, apresenta uma gama divertida de atividades e informações que promovem o entendimento, o respeito e a preservação deste recurso tão fundamental, a água, na busca de uma melhor qualidade de vida.



Quando a Água conta Histórias - Iliana Aída Paulo,
Paulo Robério de Souza, Rosana Seager, Sandra Paulo
Francisco, Sara Soares de Azevedo


O livro apresenta 7 histórias sobre o tema da água para serem trabalhadas na sala de aula com alunos/as de 1ª a 4ª séries. Esperamos que este possa ser, para além de um "livro de história", um detonador de discussões e ações fundamentais para a preservação da água -bem comum indispensável- e da vida do Planeta.



Peixe ou boi? - Carmen Figueiredo e Adão Iturrusgarai


Com texto de Carmen Figueiredo e ilustrações de Adão Iturrusgarai, o livro apresenta o peixe-boi amazônico às crianças. Elas aprendem que o animal corre risco de extinção e conhecem um pouco sobre a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Mamirauá.



Pedra por pedra - Mineralogia para crianças - Antonio
Liccardo, Valentina Berger Liccardo


Explica por que as pedras são tão importantes e responde, de forma clara, simples e bem-humorada, a algumas perguntas que fazem parte do universo das crianças: O que é mineral? O que é rocha? O que são gemas? O sal é um mineral?



Um peixinho especial - Márcio Pereira Morato & Fábio
Luís Diniz


Esta é a história da diferença de um peixinho em relação aos demais peixes de seu cardume. Diferença que, tratada de forma sensível, pode ser capaz de mudar a vida de todo o cardume. Um livro que denuncia que a incapacidade de alguém pode ser o retrato da negação dos potenciais existentes e do desrespeito às verdadeiras possibilidades de cada um.



O jardim de todos - Carlos Rodrigues Brandão e Isis
Zahara


“Vocês sabem por que é que este livro tem este nome? É fácil. É que pensamos que todas as coisas boas da Vida bem podiam ser de toda a Gente. Bem podiam ser, o tempo todo, de todas as Pessoas. De todos nós. Assim: de todas as mulheres e de todos os homens, de todas as crianças, de todos os jovens, de todos velhos, e até de todos os adultos.” Altamente recomendável – FNLIJ.


Jardim de Aninha - Vera Lucia Figueiredo
Jardim de Aninha - Vera Lucia Figueiredo


Além de literatura infantil, é também um livro de atividades ou, como prefere o autor, um livro brinquedo. Isso significa que pode ser usado por pais, educadores nas escolas, animadores culturais em hotéis, acampamentos, clubes etc.



Furundum!: canções e cores de carinho com a vida -
Carlos Rodrigues Brandão e Rubens Matuck


Livro para crianças e adultos com poemas sobre a natureza e a vida, ilustrado com belíssimas aquarelas. Segundo o próprio autor: Se tudo aqui tem vontade de ser poesia sobre a vida e suas gentes, plantas, bichos e até nós, então, que vocês leiam e vejam conosco esses poemas de palavras e desenhos que só querem ser isso mesmo: canções e cores de carinho com a vida.



Barulho no Laranjal - Nelson Carvalho Marcellino e Ana
Beatriz Linardi


Além de literatura infantil, é também um livro de atividades ou, como prefere o autor, um livro brinquedo. Isso significa que pode ser usado por pais, educadores nas escolas, animadores culturais em hotéis, acampamentos, clubes etc.



A Nave Espacial Noé - Teresa Gallotti Florenzano


A Nave Espacial Noé é a versão contemporânea da popular história bíblica da arca de Noé. da série decifrando.a.terra.br que divulga conhecimentos sobre o planeta que habitamos. Misturando desenhos, fotografias, imagens de satélites e imagens de radar, além entreter, familiariza o pequeno leitor com o sensoriamento remoto e imagens de satélite, divulgadas diariamente na mídia.



Cinco Pedrinhas Saem em Aventura - Maria Cristina
Motta de Toledo, Rosely Aparecida Imbernon


Sabe aquelas pedrinhas que você adora colecionar? Umas bem redondinhas e transparentes, umas que parecem a massa folhada que a vovó faz, outras que são bem coloridas... são tantas pedrinhas bonitas e diferentes, não é? Este livro traz a história de algumas delas.



Colorindo a história da vida - Luiz E. Anelli, Fábio
Ramos Dias de Andrade


Vamos viajar no tempo e conhecer a longa história da vida na Terra. Vamos mergulhar em uma aventura de muitos milhões de anos, colorindo seres pré-históricos e acompanhando o movimento dos continentes. Aponte seus lápis de cor, dê vida aos fósseis e boa viagem!



Extinção É Para Sempre - A história dos mamíferos
gigantes da América do Sul - Luiz E. Anelli, Tatiana
Camolez, Karl Mokross


A obra tem como tema central os grandes mamíferos, animais magníficos que habitaram a América do Sul nos últimos 50 milhões de anos, e cuja extinção é ainda objeto de controvérsia. Utilizando-se de recursos tais como as belíssimas reconstruções de cenários paleontológicos, fundamentadas em dados geológicos e paleontológicos atualizados, os autores apresentam a história evolutiva dos grandes mamíferos da América do Sul de forma agradável ao leitor. A história é contada com rigor científico, mas com uma linguagem simples.



O Livro das Cabeças - Liana Leão


Um livro-inventário sobre a cabeça. Sentidos que a palavra pode ter. Expressões com o termo. A cabeça como lugar de criação de idéias, conceitos e preconceitos: "Cabeça se não for bem cuidada, usada e exercitada pode dar muita dor de cabeça". Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa - Artes - Ciências - Educação.



MISSÃO TERRA: O RESGATE DO PLANETA


Agenda 21 escrita e editada por crianças e jovens do mundo todo. Em associação com a Organização das Nações Unidas (ONU). O livro identifica os principais problemas socioambientais do mundo e as políticas governamentais adotadas em cada lugar. O ponto alto são os relatos, poemas e ilustrações tocantes de crianças e jovens que retratam a degradação da vida ao seu redor e o que eles têm feito para mudar a situação.



UNIDOS PARA CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR
Autora: Maria das Mercês Navarro Vasconcellos


Um livro-jogo cooperativo e interdisciplinar sobre problemas socioambientais. Tem como objetivo principal demonstrar como as diversas disciplinas escolares podem contribuir para a compreensão das causas, conseqüências e possíveis soluções de problemas socioambientais. É um exemplo de estratégia de ação para uma proposta de Educação Ambiental que visa promover a Cidadania Planetária.


Fonte: Horta Viva - Educação Ambiental

4 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Hélio disse...

Olá,

Já escrevi um comentário há tempos. Gostaria que vocês incluissem nosso blog nos links. Somos ex-alunos da década de 70

Obrigado,

Hélio Bertolucci Jr.

http://exalunosqueiroztelles.blogspot.com

Editor disse...

Oi Hélio,

O link já foi inserido. Obrigado pela indicação. Abs!

Hélio disse...

Olá,

Muito obrigado oela inserção.

Em tempo, acontecerá no mês de maio algum evento sobre o Dia do Patrono?

Hélio