domingo, maio 31, 2009

21 de Maio – Dia do Patrono da Escola

Você sabia?
  • 21 de maio é o Dia do Patrono da nossa escola

Biografia do Patrono da E. E. Dr. Antonio de Queiroz Telles

O Dr. Antonio de Queiroz Telles era filho do Dr. Antonio de Queiroz Telles Junior (Conde de Parnaíba) e de Dona Rita M´Boi Tibiriçá Piratininga, nasceu em Itu a 21.05.1858 e faleceu em São Paulo a 25.12.1917.

Estudou engenharia civil e agronomia na Escola Politécnica de Zurich, na Suíça. Retornou ao Brasil, depois de concluir seus estudos. A partir de seu retorno ao nosso país procurou colocar suas idéias renovadoras, tentando implantar o cooperativismo. Para tanto, montou uma fábrica de laticínios, a qual, por falta de cooperação, veio a fracassar.

Depois disso, sem desistir de suas idéias, voltou-se para a educação. Juntamente com a Câmara Municipal e a Sociedade Ituana, conseguiu que se fundasse o 1º Grupo Escolar do Estado de São Paulo, sob o nome de Escolas Reunidas. Com a bagagem de conhecimento trazida da Europa, estudou os melhores processos de educação popular, já empregados com êxito na Alemanha e Suíça. Em 1892, conseguiu através da Câmara Municipal de Itu transformar todas as escolas públicas em dois Liceus. Liceus são escolas destinadas ao ensino profissionalizante.

Trabalhou muito para melhorar as condições escolares e conseguiu, através de uma subscrição popular, uma grande quantia para comprar livros e materiais didáticos que pudessem contribuir para o ensino nas escolas.

Por um decreto de 31 de março de 1932, foi dado seu nome ao Grupo Escolar de Água Rasa em São Paulo, atualmente a nossa querida E. E. Dr. Antonio de Queiroz Telles. Por ter se dedicado às causas do ensino e aprendizagem foi escolhido para ser o patrono da nossa escola. Hoje ela carrega seu nome por ele ter sido um símbolo de dedicação ao processo educacional.


• Para Saber Mais...

A nossa escola foi fundada em 24 de fevereiro de 1928. Ela situava-se em outro endereço, aqui neste bairro mesmo, na Rua Teresa nº 07 e seu nome era “Escolas Reunidas da Água Rasa”. Em 1932 seu endereço transferiu-se para a Rua Itaqueri, 372 com a construção deste prédio e, foi neste ano que o nome do Dr. Antonio de Queiroz Telles foi dado a ela, como homenagem por sua dedicação ao processo educacional, como já foi mencionado no texto acima. Em 24 de fevereiro deste ano ela completou 81 anos.


Programação especial para homenagear as mães

No dia (08/5), foi comemorado o Dia das Mães na escola Queiroz Telles que preparou atrações para celebrar a data e homenagear as mães. Acreditamos que esta é uma oportunidade importante para integração com a comunidade, além de promover atividades de valorização da família, amor e carinho aos pais.

A escola recepcionou as mamães com uma mesa de café, sucos, patês, torradas e bolachinhas e em seguida alunos e professores, coordenação e direção homenagearam as mães com números musicais. Por final as crianças entregaram o presente confeccionados por elas e suas professoras.” Uma linda rosa com um botão de chocolate”.


Show com o Ronald McDonald’s

No dia 06/05 o Ronald Mc Donald’s apresentou aqui na escola o Show: “Quando Cantamos tudo é Alegria”. Foi pura diversão e os alunos das 1ªs e 2ªs séries cantaram, brincaram e aproveitaram bastante.


domingo, abril 26, 2009

Recreio para brincar e aprender


Na sala de aula todo mundo fica quietinho e educado para aprender, mas na hora do recreio a bagunça corre solta pelo pátio, certo? Nem sempre. É claro que todo mundo adora o intervalo para finalmente poder conversar, brincar, descansar um pouco a cabeça e comer alguma coisinha gostosa da merenda da Tia Nilza ou da cantina, mas o mais legal é que o pátio também pode ser um lugar pra gente aprender. Como assim, mais lição de casa? Nada disso: no pátio a gente aprende a conviver melhor com nossos colegas.

É por isso que um espaço grande e bem cuidado é tão importante na hora do recreio. Um pátio legal tem que ter lugar para sentar para bater papo, livros e gibis para ler e se divertir com as histórias, brinquedos para todos para não dar briga na hora de brincar. Com um pátio bem cuidado, com toda a assistência nessa hora de lazer, faz com que os alunos se sintam mais queridos e protegidos - e ainda dá o maior gás para voltar para a sala de aula e continuar com a lição do dia.

Veja como está o nosso pátio na hora do recreio. Ah, já ia me esquecendo de dizer que os brinquedos utilizados foram feitos de materiais reciclados, isto porque nosso projeto do ano tem o tema “Adotem os 5 erres,reduzir, reutilizar, reciclar, repensar e recusar”. Assim estamos conscientizando os meninos e meninas a cuidar do meio ambiente.


História do Dia do Índio


Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.


Comemorações e importância da data


Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

Aqui na E. E. Dr. Antonio de Queiroz Telles, também lembramos da cultura indígena. Pesquisas e cartazes foram elaborados pelos alunos, mas a professora Rosa (de Arte) fez uma encenação com os alunos da 1ª série E. Teve até caracterização com cocar e arco e flecha.
Veja as fotos abaixo:

terça-feira, abril 21, 2009

Pesquisa se aprende fazendo


Muito se tem falado e escrito sobre o ensino de pesquisas em sala de aula. Que procedimentos o professor deve recorrer para que os meninos possam aprender a pesquisar sobre determinados assuntos?
O que não pode ser esquecido é que a criança aprende fazendo. Foi o que a professora Márcia da 2ª série D da E. E. Dr. Antonio de Queiroz Telles fez na última sexta-feira 17/04. Ela dividiu a classe em grupos para pesquisar sobre as datas comemorativas do bimestre. Após os grupos selecionarem os textos pesquisados, cada criança teve o seu papel definido dentro do grupo. O resultado foi sensacional, todos participaram ativamente e os cartazes foram concluídos e expostos nas paredes da sala de aula. Veja os resultados:


Notícias da Classe Hospitalar

Ler e Escrever como apoio pedagógico no leito hospitalar.


Atividade do Ler e Escrever no atendimento no leito.



Nem sempre a professora pode ir até o leito para fazer o atendimento pedagógico devido algumas patologias , e nesse momento o apoio dos pais é imprescindível para auxiliar nas tarefas escolares da criança hospitalizadas.




O Hospital e Maternidade de Interlagos promoveu um concurso de Escritor Mirim de Contos em comemoração ao 3º Anivesário da Sala de Leitura "Zélia Gattai" no qual alguns de nossos alunos participaram e ficaram entre os finalistas.

Foram eles: Rogério Silva Junior e Stefani Mendoza. A premiação aconteceu no dia 27/03/2009 no ambulatório da Maternidade Interlagos, como as crianças estão internadas não puderam comparecer a mãe do Rogério e a professora Angela lá estavam para representá-los e receber os certificados das mãos da diretora técnica de departamento Dra.Sandra Regina Sestokas Zorzetos.



Momentos de fotos com Elza Lobos , Ouvidora da Secretaria Estadual da Saúde



Rogério finalista com o conto "Minha História de Vida"



Stefani conquistando o título de "Escritora Revelação"




Valeu galerinha!
Nós Professoras , Pais e Equipe Hospitalar estamos orgulhosos de vocês, por superarem suas dores e ainda ter disponibilidade e habilidade de escreverem com criatividade.
Professora Angela e Professora Cidinha.

domingo, março 08, 2009

Uma atividade de Cooperação: cuidando do que é de todos

O CUIDADO COM A TERRA fala do respeito a todas as coisas do planeta sejam estas vivas ou não. É permitir e incentivar que todos os sistemas vivos possam continuar e se multiplicar.

Cuidando dos ecossistemas, das espécies, das águas, dos solos e da atmosfera em todos os momentos de nossa vida, teremos assim um mundo mais saudável por mais tempo. Esse cuidado, esse respeito se reflete em nossas rotina diária caso nossas decisões sejam responsáveis.

Ações responsáveis são atitudes que valorizam a vida, ou seja, o uso de recursos de forma adequada não apelando ao consumismo exagerado e ao desperdício.

Aqui cabe os "famosos" 5 erres, a serem aplicados nessa ordem:

RECUSAR, REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR e RESTAURAR

Recusar materiais e atitudes poluentes, tóxicas ou que degradem o ambiente na sua extração ou no seu descarte. Reduzir o consumo dos recursos, controlando com consiência nossas próprias necessidades e, principalmente, cortando os supérfluos.

Reutilizar materiais e recursos em sua forma original, diminuindo o volume de resíduos que são jogados fora e evitando o gasto de energia para que sejam transformados em outros elementos. Reciclar materiais, agora chamados de "resíduos", para que possam voltar ao início do processo como recursos (um novo ciclo).

Restaurar o ambiente natural sempre que possível (na verdade, o ideal é evitar que o ambiente, natural ou construído, seja degradado em primeiro lugar - o que nos leva ao "recusar").*

O CUIDADO COM AS PESSOAS é importantíssimo pois apesar de a espécie humana não ser a mais populosa do planeta, é a que mais danos causa e em menor tempo. Portanto se, ao cuidarmos das pessoas, conseguirmos que todas recebam o básico para suas vidas, teremos um planeta com mais chances de se tornar sustentável.

Essas necessidades básicas podem ser abrigo, alimento, tratamento de resíduos, educação, trabalho e relações humanas saudáveis.

A PARTILHA DOS EXCEDENTES significa que após tenhamos suprido nossas necessidades e também tenhamos projetado e investido em nossos próprios sistemas da melhor forma possível, podemos partilhar o excedente de tempo, energia, dinheiro, recursos e conhecimentos auxiliando outros a alcançar a sustentabilidade e uma melhor qualidade de vida, sempre tendo em vista o cuidado com a Terra e o cuidado com as pessoas.

Pode-se observar, através da ética da permacultura, que a possibilidade de um mundo melhor, sustentável e justo, é uma questão de trabalhar em COOPERAÇÃO e não competitivamente. Cooperação entre o ser humano e a Terra, entre o homem e outras espécies e, também, cooperação entre as próprias pessoas. Aliás, qualquer pessoa, instituição ou nação que acumule riqueza ao custo do empobrecimento de outras está diminuindo a expectativa de sustentabilidade da sociedade humana.

Dando início ao projeto no ano de 2009 temos a 4a. série E da prof. Fátima fazendo a sua parte.

No dia 06 de março a classe realizou um mutirão de limpeza na horta da escola. O próximo passo é plantar e colher alimentos sem agrotóxicos.




Carnaval 2009 é só alegria








Acolhimento aos Professores e Funcionários

Para iniciar o ano letivo de 2009 a equipe gestora da E. E. Dr. Antonio de Queiroz Telles preparou várias atividades para receber com muito carinho os seus professores e funcionários. Entre elas estava a Dança Circular – dinâmica que por intermédio de movimentos busca desenvolver os sentimentos de união e comunhão entre as pessoas.

As danças circulares, no geral, tem caráter sensibilizador, motivador de emoções, dispondo de um forte aspecto ao conseguir unir em um único momento, importantes sentimentos que fluirão nas pessoas que delas usufruírem.

A equipe rapidamente aprendeu a coreografia e os movimentos da dança. A mensagem que ficou está expressa na letra da música “LUZ” do compositor mineiro Rubinho do Vale.




Música: Luz
Autor: Rubinho do Vale

Eu quero luz
Quero alegria
Quero força pra cantar todo santo dia

Eu quero mais é paz interior
P'ra repartir com quem olhar p'ra mim
Eu quero mesmo é cultivar o amor
Ver um tantão de flor no meio do meu jardim

Quero abraçar nossa mãe natureza
Que é rainha de toda beleza
Olhando a lua, o mar e os vegetais
A gente aprende mais a ter maior firmeza

Quero guiar o meu pensamento
Redescobrir todo o meu sentimento
Ter na memória a verdadeira história
Que o Rei da Glória traz a luz do tempo
Ter na memória a verdadeira história
Que o Rei da Glória é a luz do tempo