domingo, setembro 03, 2006

Agita Galera

No dia 25 de agosto tivemos um dia diferente na escola “ O Dia do Agita Galera”.

A professora Marcela de Educação Física recomendou a todos que acumulem pelo menos 30 minutos de atividades físicas por dia. Com um estilo de vida ativo e uma nutrição adequada, todos terão mais saúde e disposição.

Veja as fotos do circuito de atividade física. Os alunos adoraram e agora querem agitar todos os dias!

No final ninguém mais tinha energia, olhem as carinhas de cansaço!!!

Os Perigos do Sedentarismo

A incidência da inatividade física no Estado de São Paulo é maior do que outros fatores de risco como hipertensão arterial, obesidade, tabagismo e alcoolismo, ou seja, sedentarismo é o inimigo número um de saúde pública como confirmado pela OMS. A prevalência de obesidade na infância e na adolescência tem se tornado uma preocupação constante entre educadores e profissionais de saúde pública sendo que a alimentação inadequada somada à inatividade física são os fatores que provocam esse quadro preocupante. No município de Ilhabela-S.P., uma pesquisa - em um período de 20 anos - realizada pelo CELAFISCS, revela um incremento na adiposidade de 18,1% e 31,8% em meninas e meninos respectivamente, além da diminuição da força de membros inferiores e superiores .

Em uma pesquisa realizada pela UNICEF em 2002 com 5280 adolescentes brasileiros entre 12 e 17 anos de idade mostrou que 62% dos meninos e somente 32% das meninas praticam esportes como atividade de lazer. Atividades de lazer que são mais sedentárias como assistir TV, ouvir música e ir passear na casa de amigos aparecem como principais atividades de lazer desses adolescentes. Interessante que durante uma intervenção realizada pelo programa Agita São Paulo durante um ano em uma escola particular mostrou que a participação das meninas em atividades físicas vigorosas aumentou significativamente de 4,5% para 37,5%.

Outro fator, que agrava essa situação, é que esses escolares de 7 a 18 anos de idade, provenientes de escolas particulares e públicas, gastam em média 4 horas por dia assistindo TV; sendo que crianças de baixo nível sócio-econômico gastam mais horas assistindo TV : 4,2 horas por dia, do que as crianças de alto nível, as quais gastam 3,5 horas por dia:

Paralelo ao tempo de TV, foi determinada a aptidão física das mesmas crianças. Os resultados apontaram para uma relação inversa entre o tempo de permanência em frente à TV e a aptidão física: MAIOR TEMPO DE TV, PIOR POTÊNCIA AERÓBICA, FORÇA MUSCULAR, VELOCIDADE E MAIOR QUANTIDADE DE GORDURA CORPORAL .

Em 2003 a Associação Americana do Coração posicionou-se oficialmente recomendando a promoção da atividade física no período escolar como forma de prevenir as doenças cárdio-vasculares na adolescência e na vida adulta. É reforçada a necessidade de diminuir as atividades sedentárias, sugerindo no máximo 2 horas de TV por dia sendo que as crianças e adolescentes devem acumular pelo menos 60 minutos de atividades física diárias de intensidade moderada para vigorosa, além de participar das aulas de educação física ministradas na semana .

Estudos mostram que os pais têm uma influência importantíssima no nível de atividade física dos filhos: se mãe for ativa o filho tende a ser 2 vezes mais ativo; se o pai for ativo o filho é 3,5 vezes mais ativo e se o pai e a mãe forem ativos o filho será quase 6 vezes mais ativo do que as crianças de pais sedentários. Ainda os dados apresentam que o estilo de vida na idade adulta é determinado em parte já no período infantil. Portanto, crianças sedentárias, são adultos potencialmente sedentários.


Nenhum comentário: