A escola de hoje deve procurar organizar no seu Projeto Político Pedagógico, com a intenção de desenvolver o currículo de forma integrada. De tal maneira que os conteúdos, mesmo que ainda organizados em disciplinas, sejam abordados por temas, os quais, por sua vez, mantêm-se articulados com a intenção de que o conhecimento construído pelos educandos venha a ajudá-los na análise, interpretação, compreensão e problematização dos fatos e dos fenômenos da realidade complexa em que vivem.Os conteúdos específicos referentes a cada disciplina são considerados como formas de se desenvolver, nos alunos, competências e habilidades que são desenvolvidas e consolidadas por processos de ensino-aprendizagem caracterizados pelo diálogo entre temas e conteúdos de uma mesma disciplina, assim como entre as diversas disciplinas entre si.
Atualmente, vivemos numa sociedade que é caracterizada por sua complexidade, e a escola é o local onde os fenômenos sociais e as diversas maneiras e concepções de vida social são trabalhados, analisados e discutidos nas diferentes disciplinas. Desse modo, o educador se vê diante de diferentes desafios, entre os quais, o de encontrar o meio termo entre o desafio à lógica disciplinar e a sistematização dos conteúdos. É necessário o diálogo entre as disciplinas, na construção dessa realidade.
O currículo da escola, deve trabalhar em prol da formação de identidades abertas à esta pluralidade cultural, desafiadoras de preconceitos, numa perspectiva de educação para a cidadania, para a paz, para a ética nas relações interpessoais, para a crítica às desigualdades sociais e culturais.
Acrescemos, ainda, que a escola do século XXI não precisa abrir mão de valores, de iniciativas e métodos que funcionam dentro do ensino tradicional, que possibilitem o crescimento pessoal e intelectual dos aprendizes.
Mas sim vê-los sob um novo olhar pedagógico, agregando valores, experimentando novas ferramentas de ensino, inserindo a tecnologia na sala de aula, não como um fim e sim como um meio de ampliar a informação e possibilitar a melhoria do ensino e a construção do conhecimento dentro da escola.
É por isso que durante todo o ano letivo buscamos através de estudos e muita dedicação desenvolver o currículo dentro das disciplinas do ciclo I de diversas formas, usando diferentes tecnologias e ambientes variados com um único objetivo: promover o ensino e a aprendizagem nos alunos de 1ª a 4ª série e Classe Especial da E.E. Dr. Antonio de Queiroz Telles.
Veja a seguir um pequeno resumo das atividades desenvolvidas no decorrer do ano.
Plantando e colhendo
4a. Série E em atividade no canteiro da horta