terça-feira, abril 11, 2006

No hospital também se aprende

A E.E. Dr. Antonio de Queiroz Telles conta com uma classe hospitalar em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, que se encontra em funcionamento no Hospital Infantil Cândido Fontoura.

Esta classe tem o objetivo de atender crianças em idade escolar, de 07 a 17 anos, que estejam impossibilitadas de freqüentar a classe regular por motivo de internação.


A professora Angela ministra suas aulas diariamente para as crianças que estão internadas no hospital, sempre no período da tarde. Assim, elas não perdem a matéria e poderão voltar à sua escola de origem tão logo estejam recuperadas.

Para as crianças com impossibilidade de locomoção, as aulas são ministradas no próprio leito. Nos demais casos, a professora utiliza uma sala especialmente preparada para as atividades escolares.


O Eliseu, aqui ao lado, é o aluno mais antigo da professora Angela e freqüenta as suas aulas desde Setembro de 2003, quando a sala foi criada. Ele sofre de miopatia nemalínica.

As miopatias congênitas são doenças musculares que se apresentam ao nascimento decorrentes de defeitos em genes que codificam proteínas musculares. A perda ou disfunção dessas proteínas leva ao aparecimento de características morfológicas específicas nos músculos, que podem ser observadas em estudos ao microscópio (biópsia).

Conforme explica o Centro de Estudos do Genoma Humano, a miopatia nemalínica é uma doença muscular pouco ou lentamente progressiva, caracterizada por hipotonia e fraqueza muscular de predomínio proximal associada a deformidades esqueléticas e dismorfismos faciais, tais como facie alongada, boca em carpa, hipomimia. Com incidência estimada em 2 por 100.000 nascimentos vivos, a miopatia nemalínica tem origem hereditária e pode apresentar as seguintes manifestações:

  • Forma neonatal: movimentos fetais diminuídos, polihidrâmnio (aumento do líquido amniótico), hipotonia, insuficiência respiratória, fraqueza facial e deformidades articulares presentes ao nascimento.
  • Forma infantil clássica: hipotonia, atraso do desenvolvimento motor, face alongada e inexpressiva, ptose palpebral (pálpebra caída), céu da boca alto, escoliose (desvio lateral da coluna), retração dos tendões e raramente cardiomiopatia (doença do músculo do coração).
  • Forma adulta: insuficiência respiratória por fraqueza do diafragma (músculo que divide o tórax do abdome e participa na respiração) e alterações ortopédicas). Forma benigna : fraqueza muscular difusa.

5 comentários:

Anônimo disse...

lindo!

Anônimo disse...

Nosso blog está lindo, sinto muito orgulho de fazer parte da familia Queiroz Telles.
Angela

Anônimo disse...

Impecável o trabalho da Profª Angela! Adorei também as informações esclarecedoras do Blog.
Um grande beijo a Família Queiroz Telles

Anônimo disse...

Angela

Sou sua fã!!!
Você sabe!!!
Ah! obrigada pela brilhante atuação da vovó Carlotinha. Meus alunos lindos da 1ª C adoraram!!!

Beijinhos!
Prof. Rosi

Anônimo disse...

Quando solicitei à profª Ana, então diretora da escola, para acompanhar-me ao H Cândido Fontoura para visitarmos o espaço que a direção do hospital estava disponibilizando para instalação da classe hospitalar - a fim de subsidiar as informações que eu enviaria aos órgãos centrais para sua autorização, ainda não tinha idéia do sucesso que seria tal implantação. Agradeço a vcs pela dedicação ao atendimento das cças hospitalizadas e felicito pela integração da profª às demais atividades da Queiroz Telles.